A atriz Tatiana Tiburcio, de 44 anos, emocionou o Brasil ao interpretar a mãe do menino Miguel e agora, estudante de direito, Mirtes Souza, no especial “Falas Negras” exibido em novembro de 2020, na Rede Globo.
A visceral atuação como a mãe de Miguel Otávio, 5 anos, que morreu após cair de um prédio sob cuidados da patroa de Mirtes, trouxe grande reconhecimento à carreira da artista, como o prêmio de Melhor Atriz pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
“Foi muito emocionante ganhar pelo projeto, pela personagem e pelo que a dor dessa mãe representa para todos nós brasileiros que sonhamos um mundo mais justo e igualitário em seus direitos”, revela.
Com o objetivo de ser uma representatividade para várias meninas negras que desejam ingressar na profissão, a vai começar 2021 com muitos projetos. Tatiana fará uma participação na série médica Sob Pressão e também está adaptando um espetáculo do ano passado, que foi dirigido por ela e Renato Farias, sobre a obra de Conceição Evaristo, além de fazer parte da direção de uma obra com o título provisório de “MACBETH 2020”, ao lado do ator Luis Lobianco.
Além da atuação, Tatiana também foi preparadora de elenco do projeto que fala sobre o racismo estrutural na sociedade. “Falta oportunidade para nos fazermos presentes com a nossa arte. Sei que um pensamento construído e enraizado na formação da nossa sociedade por quase quatro séculos não se desfaz rápido. Já tivemos ganhos e avanços nessa caminhada, mas ainda estamos longe de poder nos acomodar e acreditar que resolvemos a questão”.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro e mãe do pequeno João de 11 anos, Tatiana Tibúrcio começou a atuar aos 10 anos com a mãe. Se formou na Escola de Teatro Martins Penna e em História da Arte pela Uerj. Atuou na Cia dos Comuns e, como atriz e diretora de movimento e coreografia, na Companhia Amok Teatro. Dirigiu, ao lado de Lázaro Ramos, o espetáculo “O Método Gronholm”, com Luis Lobianco, Raphael Logam, George Sauma e Anna Sophia Folch. Fez a preparação de elenco do filme “Medida Provisória” e do especial “Falas Negras”, ambos com direção de Lázaro Ramos.
Notícias Recentes
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade