O filme ‘Malês’ ainda nem estreou nos cinemas, mas já está fazendo muito sucesso mundo afora! Neste mês de novembro, o diretor Antonio Pitanga e a sua filha e atriz Camila Pitanga, estiveram nos Estados Unidos para exibir o longa nas universidades de Harvard, Pensilvânia e Princeton. Na trama, Antonio interpreta Pacífico Licutan e Camila dá vida a Sabina.
Após apresentações internacionais, a obra que reconta a história sobre a Revolta dos Malês, maior levante de negros escravizados do Brasil ocorrido em 1835, também integrou a programação do Recôncavo Afro Festival. Antonio Pitanga desembarcou em Cachoeira, na Bahia, na última sexta-feira (22), para uma sessão inédita no Cine Theatro Cachoeirano. Nesta, ele estava acompanhado do seu filho e ator Rocco Pitanga, que interpreta Dassalu, Samira Carvalho, representada pela jovem guerreira Abayome.
Os artistas participaram de um bate-papo com os espectadores e endossaram a importância de produções audiovisuais que discutam a a história e o protagonismo do povo negro. A mesa foi mediada pela curadora Everlane Moraes.
“A Bahia é o maior griô do Brasil. Temos um manancial de histórias que o país não conhece. Universidades, professores, reitores… tenho encontrado com eles nessas sessões que tenho feito e percebo que muitos não conhecem a história. No entanto, fizemos o filme na Bahia e antes de terminar a edição e montagem, fomos convidados por três universidades americanas”, disse Antonio Pitanga.
‘Malês’ estreia nos cinemas em 2025.
Notícias Recentes
Projeto Paradiso e Empoderadas anunciam residência para roteiristas negras na Espanha
Médico recém-formado é condenado a pagar R$ 550 mil por fraude em cotas raciais na UFAL