Após condenação por racismo contra Thelma Assis, Rodrigo Branco paga indenização de R$ 76 mil, publica vídeo de desculpas e recebe apoio de famosos.
Notícias Relacionadas



Dias após a divulgação de sua condenação por danos morais em um processo movido pela médica, apresentadora e vencedora do “BBB 20”, Thelma Assis, o empresário Rodrigo Branco publicou um pronunciamento em suas redes sociais para se desculpar publicamente e detalhar o cumprimento da sentença.
O caso remonta a 30 de março de 2020, quando Branco participou de uma transmissão ao vivo no Instagram e afirmou que a torcida por Thelma no reality show existia apenas “porque ela é negra coitada”. Recentemente, a juíza Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo, determinou uma indenização de R$ 40 mil por danos morais, classificando as falas como um “comportamento discriminatório que não se pode admitir”. Embora a decisão de primeira instância coubesse recurso e apontasse que o empresário havia sido citado por edital sem apresentar defesa formalizada nos autos, Branco declarou que optou por não recorrer.
No vídeo publicado, o empresário afirmou ter efetuado o pagamento total atualizado de R$ 76.061,07. “No momento que eu soube da condenação falei com o meu advogado, eu falei: ‘não quero recorrer, não quero nada, eu quero cumprir integralmente o que foi determinado'”, relatou.
Branco afirmou que nunca tentou fugir das consequências: “Minha vida sempre continuou sendo pública. Moro na mesma casa há 8 anos, todo mundo que me segue sabe onde eu trabalho […] Nunca desapareci, nunca tentei fugir das consequências”, declarou, rebatendo a informação de que não teria sido localizado pela Justiça durante a tramitação da ação. O empresário pontuou que o episódio aconteceu há seis anos e que, desde então, passou por um período de reflexão e transformações pessoais. Nominalmente, ele estendeu os pedidos de desculpas à Thelma Assis, à jornalista Maju Coutinho e à influenciadora Ju de Paula.
A publicação do empresário gerou uma série de manifestações de apoio por parte de figuras públicas e celebridades brasileiras nos comentários da postagem, que destacaram o reconhecimento do erro e o processo de evolução.
A publicação do empresário gerou uma série de manifestações de apoio por parte de figuras públicas e celebridades brasileiras nos comentários da postagem, que destacaram o reconhecimento do erro e o processo de evolução.
A apresentadora Xuxa Meneghel prestou apoio ao empresário, escrevendo: “Ro, achei de muita coragem e valia o que vc fez … errei muito e estamos aqui pra aprender e tentar errar menos .. é que essa pauta doí muitoooo e nos brancos NUNCA vamos entender essa dor , espero de coração que vc , eu e o planeta mude NAO DA MAIS pra errar nesse assunto , bjs no seu coração”.
A cantora Simone Mendes também comentou na publicação: “Reconhecer uma falha exige humildade, e transformar esse aprendizado em uma mensagem de respeito ao próximo demonstra maturidade. Nunca vamos saber a real dimensão da dor que foi causada, porque somente quem a sentiu conhece o peso que ela carrega. Parabéns pela coragem de se posicionar com humildade”. O influenciador Gominho registrou seu apoio escrevendo “É isso!”, e a atriz Fabiana Karla completou: “Parabéns pelo aprendizado, querido. Sigamos todos aprendendo”. Outros nomes como Luciana Gimenez e a apresentadora Adriane Galisteu (“É sobre isso”) também deixaram acenos de suporte na publicação.
A atriz Deborah Secco escreveu na postagem: “Pessoas não são descartáveis… A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução”. A apresentadora Lívia Andrade declarou: “Não te conhecia na época do ocorrido, mas esse é o Rodrigo que eu conheci e admiro. Não acredito em desculpas acredito em mudança de comportamento”. A apresentadora Astrid Fontenelle também se manifestou: “Sou das que te falou que errou. E acredito que agora você está pronto pra vir pra essa luta antirracista. Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos q estudam na escola . Diariamente vemos no noticiário casos e mais casos racistas. E somos nós, brancos e brancas que temos q ir à luta por eles. Bem vindo”.
Antes da publicação do vídeo, Thelma Assis havia se pronunciado afirmando que doará parte do valor recebido na causa para uma instituição dedicada ao combate ao racismo, celebrando o reconhecimento do fato pela Justiça após anos de trâmite processual.
Notícias Recentes


