Na última sexta-feira (29) o Diário Oficial da União publicou a decisão de que a comédia “Um Príncipe em Nova York” (1988) deveria receber uma nova classificação indicativa. O grande clássico do ator Eddie Murphy, passou agora a “não ser recomendado para menores de 14 anos” e além da nova classificação, o texto também sugere que o filme seja exibido na TV aberta apenas após as 21h.
A reclassificação foi realizada após uma denúncia feita por um cidadão, que contestou a Censura Livre da produção. No despacho assinado por Eduardo de Araújo Nepomuceno, Coordenador de Política de Classificação Indicativa, o texto indica que “a obra não se enquadraria mais na classificação e descritores antes atribuídos“.
Notícias Relacionadas
Filme baiano afrofuturista é selecionado para festival internacional da Nigéria
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
O despacho ainda afirma que durante a revisão, “constatou-se que a obra apresenta conteúdos relativos aos eixos temáticos, de violência, sexo e drogas, com destaque para a tendência de nudez”. A cena de violência é a de um assalto onde não há tiros ou feridos, já a de drogas é uma festa com consumo de champanhe, porém nenhum personagem aparece bêbado.
O filme ganhará continuação neste ano, “Um Príncipe em Nova York 2” é previsto para 5 de março no serviço de streaming Amazon Prime Video. O lançamento do filme estava previsto para ser feito nos cinemas, em setembro de 2020, mas essa estratégia foi repensada em decorrência da pandemia do coronavírus.
Notícias Recentes
Manchete da Folha de S. Paulo sobre lavar 'tranças africanas' reforça estereótipos sobre penteados de pessoas negras
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres