A educadora Anielle Franco, 37, é a favorita para assumir a liderança do Ministério da Igualdade Racial. De acordo com informações do Estadão, a ativista viajou a Brasília nesta quarta-feira (21) para se encontrar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, 77. Vale destacar que Anielle fez parte do governo de transição de Lula no grupo temático que tratou de políticas para mulheres.

Ainda segundo informações da colunista Mariana Carneiro, Anielle estava receosa em comandar a pasta por temer que seu nome não fosse endossado pelo movimento negro, mas, ao longo dos últimos dias, ela recebeu amplo apoio dos colegas políticos. Em novembro deste ano, assim que foi anunciada como parte integrante do governo de transição, Franco revelou ao MUNDO NEGRO que enxergava o convite como uma grande responsabilidade.

Notícias Relacionadas


Anielle Franco; Imagem/Divulgação

“Recebi honrada o convite para integrar a equipe de transição do governo Lula, mas ciente da grande responsabilidade e dos desafios colocados, sobretudo após os últimos quatro anos de retrocesso de direitos das mulheres, em especial das mulheres negras, cis e trans, indígenas e quilombolas”, disse Anielle. “Importante ressaltar que não adentro a equipe de transição sozinha, chego com o legado de Marielle e com a trajetória das mulheres negras. Isso mostra que somos muito maiores que qualquer discurso de ódio, desinformação e violências”.

A expectativa é de que Lula anuncie os novos nomes que irão compor os ministérios de seu governo nesta quinta-feira (22). Figuras como Douglas Belchior, fundador da Uneafro, Matvs das Chagas, secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, e Sheila de Carvalho, advogada que integrou o grupo de Justiça e Segurança Pública na transição, também estavam cotados para assumir o Ministério da Igualdade Racial.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments