O ator, André Nepomuceno, foi escolhido para interpretar o personagem Juca no primeiro spin-off internacional da série “Blippi”, que estreou no Brasil no dia 9 de janeiro e é transmitida pela HBO Max, Cartoonito Brasil e também disponível no Youtube.
“Ser o primeiro personagem da marca Blippi fora dos EUA, no mundo, é um grande privilégio e representa uma alegria quase que inenarrável. Representar um país, nesse segmento, fazendo parte da infância de uma geração de crianças e ser aprovado por seus respectivos tutores, é muito significativo. Trazer representatividade para crianças brasileiras, dentro e fora do país, enquanto um homem preto retinto, cuja população nacional apesar de ser majoritariamente preta, acaba sendo minimamente representada em lugares positivos de destaque, é muito mágico”, destacou o ator.
Notícias Relacionadas
'O Urso': série ganha clipe com cenas inéditas da quarta temporada
Especial ‘Falas Negras’ 2024 aborda o uso do reconhecimento fotográfico em investigações
Ele ressaltou o fato de ser um homem negro atuando para o público infantil no Brasil. “Acho que homem preto nesse lugar de protagonismo dentro do universo infantil, no Brasil, é inédito. Provavelmente outros personagens e amigos do Blippi virão, mas JUCA sempre será o primeiro!”, celebrou.
A seleção para o personagem foi realizada por produtores norte-americanos do programa que escolheram o ator depois de um teste presencial feito nos EUA. “A primeira parte foi através do envio de material on-line, a partir daí fui passando para as próximas fases até chegar ao teste presencial, que por sua vez, foi apresentado à equipe Blippi nos EUA, que me escolheu dentre os demais finalistas, para dar vida ao JUCA”, contou.
O canal oficial da atração no Youtube já soma mais de 17 milhões de inscritos, além de mais de 14 bilhões de visualizações. No Brasil, o canal iniciado em 2020, soma quase 2,5 milhões de inscritos e se aproxima da marca de 1,5 bilhões de visualizações. “Blippi” é direcionado para crianças e tem como objetivo incentivá-las e motivá-las a explorarem o mundo ao seu redor e a partir disso desenvolver seus aprendizados.
As gravações com o personagem de Nepomuceno aconteceram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brotas e foram feiras no ano de 2022. O ator contou que se divertiu muito durante esse processo, que teve a presença do criador e ator que dá vida a Blippi, Stevin W. John. “As gravações foram muito divertidas. Apesar de ele fazer a série há quase uma década, conseguiu ter toda paciência e empatia necessária para que eu me sentisse confortável durante todos os nossos dias de set de filmagem”, revelou.
O ator também falou sobre como tem sido a repercussão com o público depois de sua estreia no spin-off da série. “A repercussão junto as crianças, e também aos pais, tem sido incrível. Estou sendo abordado por uma nuvem de amor, afeto, carinho e gratidão que me envolve por todos os lados. Mensagens de carinho, gratidão e declarações de amor são constantes. Pais e mães têm se tornado meus fãs por causa dos seus respectivos filhos, que hoje são apaixonados pelo JUCA, por suas brincadeiras e aventuras”, detalhou.
“Vejo acima de tudo como uma forma muito coerente e assertiva de gerar representatividade e identificação com o grande público. Pois já estamos por todas as partes, só que geralmente no setor de serviços, atendendo numa lanchonete, loja, shopping, nos serviços gerais, na segurança e etc. Então, nossos corpos pretos que foram e são tão competentes para prestar serviços manuais e braçais nesse país, também podem e devem prestar serviços educacionais, sociais, intelectuais, educativos e tantos outros”, destaca André Nepomuceno ao comentar o quão representativo é ver um homem negro retinto protagonizando a produção.
Notícias Recentes
Exposição gratuita no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira do RJ celebra Tereza de Benguela
Grammy Latino 2024: homens negros brasileiros brilham na premiação