Na próxima quarta-feira, 9 de agosto, a Alma Preta Jornalismo irá apresentar seu primeiro manual de redação antirracista. O evento de lançamento está programado para ocorrer na cidade de São Paulo e será realizado na sede do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Siemaco), situado no coração do centro da cidade.
Fruto de três anos de estudo e trabalho com pesquisadores, jornalistas e estudantes, o livro “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” é visto como um marco para a agência e uma contribuição para a discussão sobre o jornalismo brasileiro. O texto resgata a história de quase três séculos de imprensa negra no Brasil. “A Alma Preta assumiu um compromisso, de muitas mãos, de construir um manual de redação de uma agência de mídia negra. Foi um processo longo, de mais de três anos, de escuta de muitos profissionais, de leitura de muitos cadernos da imprensa negra do século XIX e XX”, aponta o editor-chefe da Alma Preta, Pedro Borges, um dos idealizadores do manual.
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Borges salienta a consultoria permanente durante a pesquisa do manual com a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, que além de presidir o Arquivo Nacional é professora da UnB; e com o jornalista Juarez Xavier, professor e vice-diretor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC) da UNESP. “Eles foram fundamentais para o grupo apresentar para a sociedade um material denso, que permite uma reflexão sobre critérios de noticiabilidade, cuidados para a cobertura e termos adequados a serem utilizados — tudo a partir de uma perspectiva antirracista e libertadora”, ressalta Borges. “Quem ganha é a redação da Alma Preta e a imprensa de maneira geral”, acrescenta.
A jornalista Fernanda Rosário, que fez parte do grupo que escreveu o manual, aponta que o levantamento histórico feito pelo texto resgata a “negritude pioneira do passado” e informa o atual momento de discussão da área. “Além dessa consciência histórica que inspira o presente e os caminhos futuros, o manual se torna indispensável ao sistematizar e sugerir estratégias importantes de combate ao racismo no Jornalismo em tempos de hiperinformação”, conclui.
O manual condensa a visão editorial construída pela Alma Preta ao longo de oito anos de atuação como uma agência de jornalismo especializado. O texto, além de servir como referência interna, cria parâmetros para auxiliar jornalistas e comunicadores na cobertura da temática racial no Brasil. Será possível acompanhar o evento de lançamento do livro ao vivo através das plataformas de mídia social da Alma Preta, como o YouTube e o Facebook. O início está marcado para as 17h.
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