O cabelo e a maquiagem do filme ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ são fabulosos e nos mostram um completo show visual em cada cena. Baseados em uma combinação das culturas maia e africana, sob a supervisão de Camille Friend e Joel Harlow, as seções foram indicadas ao Oscar 2023 de ‘Melhor Cabelo e Maquiagem‘.
De acordo com Camille, ela criou mais de 300 perucas para o filme da Marvel. “A representação de todos os tipos e texturas de cabelo é o mais importante na história capilar do filme”, conta a cabelereira em entrevista ao Yahoo. “Wakanda Para Sempre apresenta o estilo negro das tendências tradicionais às modernas“.
Notícias Relacionadas
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
Um aspecto que chama atenção dentro dos personagens de ‘Wakada Para Sempre’ é o cabelo raspado. Rainha Ramonda, por exemplo, que antes possuía longas tranças, dessa vez, passa boa parte do filme sem elas. “Na cultura da África Ocidental, por conta do luto, Ramonda teria raspado a cabeça”, diz Camille. “Então, olhamos com cuidado para isso. Ela manteve a cor do cabelo platinado e o encurtou. Eu dei a ela um estilo de coroa, então o cabelo dela tinha que estar solto porque eu queria imitar a aparência do que a figurinista Ruth Carter estava criando com suas coroas”.
Quanto à Shuri, Camille Friend também quis mostrar uma evolução. Ela usava cabelo raspado nas laterais com mistura cacheada no centro. “No primeiro ato, Shuri era uma criança e uma cientista. Nisso, ela assumiu a responsabilidade pessoal pela morte de seu irmão. Ela se tornou uma mulher e uma líder de verdade, e essas foram as coisas que me deram a motivação de como queríamos que ela fosse“, destacou Camille, que explicou a lógica geral para os penteados dos personagens. “As aparências naturais com os personagens de Shuri e Riri refletem sua juventude. Okoye, Ayo, Aneka e Dora Milaje têm looks ousados e fortes para refletir sua força e poder. Os pelos faciais espessos e as tatuagens de M’Baku são exemplos da tribo Jabari. Namor é uma variação de seu visual nos quadrinhos, mas incorpora sua cultura com o acréscimo de suas joias e figurinos”.
Joel Harlow foi o responsável pelo setor de maquiagem em ‘Wakanda Para Sempre’. O profissional diz que assim como o cabelo, a maquiagem dos personagens foi refletindo o estado atual e a idade de cada um, além de utilizar como referência comunidades e histórias africanas do oriente. “A inspiração foi nada mais nada menos que os olhares culturais das várias tribos da África. Pegar esses looks e explorar com a introdução do vibranium é o que resultou nos looks do filme”, contou Harlow em entrevista ao Yahoo.
As cores vívidas das maquiagens foram mantidas, assim como no primeiro filme. A ideia era destacar a beleza de cada personagem, através de um longo e precioso trabalho artístico. “A aparência da maquiagem em Wakanda Para Sempre é semelhante ao primeiro filme. Não queríamos nos desviar para looks muito diferentes porque os looks que já estabelecemos ressoaram fortemente com os fãs“, explica Joel. “No entanto, eles diferem do primeiro filme na metodologia técnica. A aparência também difere com a evolução do personagem e muda para refletir o estado atual e a idade de cada um. Além disso, também tivemos a oportunidade de expandir nosso trabalho com a introdução da nova civilização Talokan”.
Notícias Recentes
Filmes natalinos com representatividade negra para assistir no feriado
Maria Bomani é indicada ao Prêmio APCA por atuação no longa “Bandida – A Número 1”