Álbuns natalinos por artistas negros para ouvir em dezembro

0
1786

Todo final de ano, dezenas de artistas no Brasil e no mundo se arriscam lançando álbuns natalinos. Alguns nomes como Simone ou Mariah Carey já são extremamente conhecidos por isso, mas a lista de álbuns de natal é enorme e todo ano fica um pouco maior. Com tantos lançamentos assim, alguns discos podem acabar passando despercebido na sua playlist do Spotify, o que seria uma pena já que ao longo dos anos muitas versões incríveis e também músicas natalinas inéditas foram gravadas por vários de nossos artistas favoritos. Então aquece a voz, e vem cantar com a gente! Sem mais delongas, vamos a lista:

  1. Ella Wishes You a Swinging Christmas e Ella Fitzgerald’s Christmas

Lançado em 1960, esse foi o primeiro álbum natalino de Ella. Gravado em menos de um mês, durante o verão de 1960, o maior destaque de Swinging Christimas é de longe a faixa ”White Christmas”. Embora existam inúmeras regravações do clássico natalino, ainda não ouve nenhuma que superasse a versão de Ella.

Citamos o álbum anterior como ”o primeiro álbum natalino de Ella”. Então é claro, teve mais um e infelizmente esse foi o último. Diferente do lançamento de 7 anos antes, quando foi gravado um álbum natalino de música secular, em Ella Fitzgerald’s Christmas a cantora optou por cantar somente músicas natalinas de cunho religioso. E igualmente bom.

2. Silent Night – Songs for Christmas  e Christmas With Mahalia Jackson

Lançado em 1962, o álbum Songs For Christmas mistura jazz, folk, uma pitada de country e é claro: muito gospel. O álbum tem apenas 10 faixas mas é repleto de hinos natalinos como O Come All Ye Faithfull e Hark! The Herald Angels Sing. Definitivamente um álbum que depois de conhecer, nunca mais vai poder faltar na trilha sonora da sua ceia natalina.

E seis anos depois, Mahalia lançou seu segundo álbum de natal. Mais uma vez a cantora vencedora de 3 prêmios Grammy, selecionou 10 hinos natalinos incríveis para serem regravados em sua voz. Destacamos O Holly Night e The First Noel.

3. 8 Days of Christmas

Lançado em outubro de 2001, esse foi o único álbum natalino feito pela girlband. Sob a formação de Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams, as garotas se jogaram de cabeça no mundo do Papai Noel. Entre regravações e canções inéditas, o álbum teve ao todo 12 faixas em sua versão comum. ”8 Dias de Natal”, vendeu mais de 1 milhão de cópias apenas nos EUA.

4. Snowflakes

Após o bem sucedido ”Heat”, lançado em 2000 que contava com os singles Spanish Guitar e He Wasn’t Man Enough, Toni Braxton lançou no ano seguinte seu primeiro (e único solo) álbum natalino. O disco, que conta com a participação especial de Shaggy na faixa Christmas In Jamaíca, é certificado de ouro por vendas acima de 500 mil cópias nos EUA.

5. Braxton Family Christmas

Um natal em família é a primeira coisa que pode passar na cabeça da maioria das pessoas. E é esse clima que as irmãs Braxton, trazem em seu segundo disco de estúdio e primeiro natalino, lançado em 2015. As cantoras de RnB trouxeram suas características para grandes clássicos natalinos como O Holy Night e This Christmas, além de um cover excelente de Last Christmas, do George Michael.

6. Mary Christmas

Precisamos começar dizendo que o trocadilho no nome já é maravilhoso, mas não é só isso: As músicas também são. Se você ainda não ligou o nome à pessoa, estamos falando dela, Mary J Blige. Lançado em 2013, o disco conta com participações especiais da Barbra Streisand, Marc Anthony, The Clark Sisters, Chris Botti, e o fenomeno vocal Jessie J na faixa Do You Hear What I Hear?.

7. One Wish/ The Holiday Album

É Claro que ela não poderia ficar de fora dessa lista. Em 2003, um ano após o Just Whitney, Whitney Houston lançou seu penúltimo álbum de estúdio e o único natalino. Além das músicas clássicas de natal como Deck The Halls, o álbum também conta com a canção inédita que dá o titulo ao mesmo, ”One Wish”. O álbum recebeu certificado de ouro nos EUA e foi elogiado pela critica especializada.

Comments