Alan Rocha reflete sobre ética jornalística e coragem de seu personagem, ‘Flávio Godoy’, no filme “Vitória”: “Um ensinamento bonito para todos nós”

0
Alan Rocha reflete sobre ética jornalística e coragem de seu personagem, ‘Flávio Godoy’, no filme “Vitória”: “Um ensinamento bonito para todos nós”
Foto: Reprodução

Em “Vitória”, filme que estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas brasileiros, Alan Rocha vive Flávio Godoy, um jornalista inspirado no repórter Fábio Gusmão, autor do livro “Dona Vitória da Paz”, que deu origem ao longa. Em entrevista ao Mundo Negro, o ator falou sobre os desafios de interpretar um personagem real e a importância de retratar com respeito a história de Joana Zeferino da Paz, idosa que denunciou um esquema de tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Dirigido por Andrucha Waddington e com Fernanda Montenegro no papel de ‘Vitória da Paz’, o filme retrata a coragem de Joana, que, em 2005, gravou cenas de traficantes armados vendendo drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana e também registrou a omissão de policiais militares que faziam “vista grossa” para o crime organizado. Com a ajuda do jornalista Fábio Gusmão, as imagens foram entregues à Polícia Civil e a reportagem divulgada, resultando na prisão de mais de 30 pessoas. No entanto, Joana passou 17 anos no Programa de Proteção à Testemunha, mantendo-se no anonimato até sua morte, em 2023.

Notícias Relacionadas


Alan Rocha, que interpreta o jornalista, que ao lado de Joana conseguiu expor os crimes, destacou a complexidade do personagem: “O Flávio Godoy é um profissional que, ao mesmo tempo em que busca a notícia, tem um cuidado enorme com a pessoa por trás da história. Ele não publica as fitas imediatamente; primeiro, garante que Joana esteja protegida. Isso mostra o respeito ao próximo e à profissão”, explicou o ator.

“O respeito dele em não publicar logo, em ter um cuidado, ter um zelo de saber que ela estaria totalmente protegida é um dos ensinamentos mais bonitos que eu vejo do Flávio nessa história. O respeito ao próximo, o respeito com a sua profissão, o respeito com a sua história e com o que ele poderia oferecer ao público fosse feito de uma forma mais honesta e mais sincera possível dentro desse respeito e desse laço que ele criou com a Dona Nina”, diz o ator ao lembrar como o jornalista Fábio Gusmão, que inspirou seu personagem Flávio Godoy, foi cuidadoso com a apuração dos fatos e ao garantir que Joana da Paz tivesse sua identidade protegida e ganhasse proteção do Estado antes da denúncia chegar à imprensa.

Para preparar o papel, Rocha buscou se aproximar do universo do jornalismo e do próprio Fábio Gusmão, que inspirou o personagem. “Eu pedi para a produção me colocar em contato com o Fábio. Queria entender o lugar dele na história, sua seriedade e comprometimento. Ao mesmo tempo, tive que acessar o Flávio mais jovem, que era menos experiente na época dos fatos”, contou.

O ator também ressaltou a evolução da relação entre Flávio Godoy e Joana ao longo do filme. “No início, ele vê nela uma fonte importante para uma grande reportagem, mas, com o tempo, percebe que está lidando com uma pessoa que precisa de proteção. A relação deles vai se transformando em algo afetivo, porque ele passa a se preocupar genuinamente com ela”, disse Rocha.

A história real de Joana, que comprou uma câmera com suas economias para documentar o crime organizado em seu bairro, impressionou o ator. “Ela era uma mulher comum, aposentada, que decidiu agir para ter paz. Sua coragem é inspiradora, especialmente em uma época em que não havia celulares para documentar crimes como hoje”, afirmou.

“A gente hoje em dia passa por momentos como esses. Mas temos nosso celular para poder mostrar muito do que vem acontecendo no Brasil de crime, de violência, de crime, de racismo e tantas outras coisas. Então eu acho que esse filme, quando mostra essa mulher, mostra a sua força, mostra a sua coragem nessa época, que não tinha como provar como hoje. Mostra que a gente tem que cada vez mais como nos proteger, nos resguardar e usar essa ferramenta como arma também para poder nos proteger e proteger os nossos também”, destacou.

Rocha também destacou a importância do filme para refletir sobre o papel do jornalismo investigativo. “O Flávio Godoy mostra que é possível fazer um trabalho sério, com ética e respeito. Ele não expõe Joana; ele a protege. Isso é um ensinamento bonito para todos nós”, disse.

Momento emblemático em cena

Ao falar sobre um momento especial vivenciado no set de gravações, Alan Rocha lembrou de um discurso de Fernanda Montenegro, que enalteceu o trabalho e o caminho de mais de 15 nos percorrido desde que a ideia de gravar o filme começou a ser desenvolvida até chegar à gravação da última cena: “Teve um momento muito emblemático para todos nós, tanto para mim como para a equipe, foi no último dia de cena. Dona Fernanda quando acabou deu um discurso tão bonito, falando do caminho que o filme percorreu até aquele momento, desde o Breno, desde um monte de coisa que foi acontecendo nesse percurso e da do Andrucha ter pego o filme e também do quanto que a gente, que a nossa cultura vem sofrendo. Então ela traz esse lugar, traz a questão de a gente estar ali com o final. E mesmo que vacinados, tinha toda a questão de pegar Covid também. A cultura vem fazendo trabalhos lindos, então ela traz isso também e o cinema vem fazendo vários trabalhos lindos, a prova disso é o ‘Ainda estou aqui’ e agora a ‘Vitória’ para que a nossa cultura seja cada vez mais valorizada. E que os patrocínios possam chegar de forma que venham fortes porque a cultura é o que move a todos nós, move um país e a gente precisa acreditar nisso e levar a cultura cada vez mais a sério”.

Além de Alan Rocha e Fernanda Montenegro, o elenco de “Vitória” inclui Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. O filme é um tributo à coragem de Joana Zeferino da Paz e um alerta sobre a importância de proteger aqueles que lutam por justiça. Para Rocha, a mensagem que fica é clara: “Precisamos valorizar histórias como a de Joana e profissionais como o Flávio, que fazem a diferença com integridade”.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display