Agenda coletiva do Julho das Pretas tem 322 atividades por todo o País

0
Agenda coletiva do Julho das Pretas tem 322 atividades por todo o País
Foto: Lis Pedreira.

A 9ª edição do Julho das Pretas celebra o mês da Mulher Negra, Afrolatina Americana e Afrocaribenha

Organizações, coletivos, e mulheres negras de todo Brasil estão em plena celebração a 9ª edição do Julho das Pretas, ação de incidência política coletiva, criada pela ONG baiana, Odara – Instituto da Mulher Negra, e que amplia para os 31 dias do mês as
ações internacionais do 25 de Julho – Dia da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, e dia nacional de Tereza de Benguela.

Notícias Relacionadas


Este ano, com o tema “Para o Brasil genocida Mulheres Negras apontam a solução”, a 9ª edição do Julho das Pretas tem como finalidade denunciar as diversas formas de genocídio da população negra e mostrar como as mulheres negras têm se organizado em todas as esferas da sociedade, apontando soluções para o país, a partir da luta antirracista, antipatriarcal e pelo Bem Viver.

Na agenda de 2021 estão previstas 322 atividades, que estão sendo realizadas por grupos, coletivos, instituições religiosas, associações, unidades acadêmicas, dentre outras, sempre sob o protagonismo e liderança de mulheres negras. As atividades, ainda por conta da pandemia, acontecerão em sua maioria em formato digital e podem ser conferidas no site Instituto Odara, e diariamente no perfil @julho_das_pretas.

Entre o conjunto de atividades do Julho das Pretas, as mulheres abordarão temáticas diversas como: participação política, violências, segurança digital, espiritualidade, protagonismo das mulheres na academia, marketing, saúde mental, empreendedorismo, dentre outros.

Com o formato virtual, a previsão é que mais pessoas possam participar das ações, é o que aponta a jornalista Ivana Braga, do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa, organização de São Luiz (MA) que compõe a secretária executiva da Rede de Mulheres
Negras do Nordeste. “A força desses coletivos tão diversos, em termos de perfis etários, profissionais, políticos, territoriais e culturais dá a dimensão do poder dos movimentos de mulheres negras”, afirma a ativista.

JULHO DAS PRETAS — O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda coletiva criada em 2013
pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e que ganhou o país através da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), de centenas de coletivos e organizações de mulheres negras e de
milhares de pretas que se organizam em ações coletivas ao longo dos últimos 9 anos, para registrar o mês de Julho na agenda pública do país.

Acesse a agenda completa.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display