A atriz e palestrante Ágata Pauer denunciou na quinta-feira, 30 de julho, pelo seu Instagram, que perdeu o voo depois de ter sido barrada pelos funcionários da companhia área LATAM.
No vídeo publicado no feed, Ágata desabafou sobre o ocorrido e cobrou um posicionamento da companhia. “Bora fazer uma capacitação com os funcionários da sua empresa? Eu acabei de perder um voo pela falta de reconhecimento, de treinamento, por parte dos seus funcionários [por causa] de nome social. Me barraram e aí foi toda uma conversa, eu já estava quase atrasada para entrar pro voo e isso acabou perdendo tempo e eu não consegui embarcar”.
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Ágata completou no vídeo: “se já tem uma capacitação, que seja feita mais. Por que não é possível que pessoas trans e travestis sejam barradas ainda, com uma lei federal que reconhece o nome social dentro da identidade e até mesmo quando a gente é retificado existem comportamentos como esse. Não é possível, pelo amor de Deus”, lamenta.
Nos stories, a palestrante continuou os desabafos pela transfobia. “Eu devia ter chegado cedo, sabia que ia dar esse b.o. Eu vim tranquilinha e na volta eles mexem. O que é ser uma pessoa trans não retificada no Brasil…”, lamenta.
De acordo com o Decreto 8727, de 2016, pessoas trans e travestis tem o direito do uso e do reconhecimento do nome social. Com isso, Ágata já informou que entrou em contato com o advogado. “Todo processo está se encaminhando pra que se tenha uma reparação e uma retratação de danos morais, transfobia, violência psicológica, humilhação”.
Numa viagem a trabalho, a empresa que Ágata realizou a palestra no dia, pagou pela nova passagem para que ela pudesse voltar em segurança. “Sinceramente, vontade chorar de raiva. Eu quero devolução dessa violência institucional. Eu já até mandei e-mail pra eles. Nem ouvidoria tem”.
Até o fechamento dessa reportagem, a LATAM ainda não havia se pronunciado sobre o caso.
Atualização
A LATAM entrou em contato com nossa redação e informou que está em contato com a cliente para prestar os esclarecimentos necessários.
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