Abdulrazak Gurnah, escritor da Tanzânia, vence Prêmio Nobel de Literatura

0
Abdulrazak Gurnah, escritor da Tanzânia, vence Prêmio Nobel de Literatura
Foto: Simone Padovani/Awakening/Getty Images

Em suas obras, o escritor aborda efeitos do colonialismo e a vida de refugiados. Ele é o quinto africano a conquistar o prêmio.

O escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah é o vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2021. Ele é o quinto escritor africano a conquistar o prêmio. O anúncio foi feito pela Academia Sueca na manhã desta quinta-feira (7). Segundo a instituição, Gurnah ganhou o prêmio “por sua penetração intransigente e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no abismo entre culturas e continentes.”

“Seus romances fogem de descrições estereotipadas e abrem nossos olhares para uma África Oriental culturalmente diversificada, desconhecida para muitos em outras partes do mundo”, afirmou a Academia.

Gurnah nasceu em Zanzibar, que hoje faz parte da Tanzânia, em 1948, mas atualmente mora na Grã-Bretanha. Ele deixou Zanzibar aos 18 anos como refugiado após um violento levante de 1964 no qual soldados derrubaram o governo do país. 

Os 10 romances de Gurnah incluem “ Memory of Departure ”, “Pilgrims Way” e “Dottie”, que tratam da experiência do imigrante na Grã-Bretanha; “ Paradise ” , indicado para o Prêmio Booker em 1994 , sobre um menino em um país da África Oriental marcado pelo colonialismo; e “ Admiring Silence ”, sobre um jovem que deixa Zanzibar e vai para a Inglaterra, onde se casa e se torna professor.

Antes dele, outros africanos a vencerem o prêmio foram Wole Soiyinka, em 1986; Naguib Mafouz, em 1988; Nadine Gordimer, em 1991; e J. M. Coetzee, em 2003.

Pelo segundo ano consecutivo, prêmio Nobel não terá cerimônia presencial em Estocolmo, em razão da pandemia. Os ganhadores receberão o prêmio em seus países de residência.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display