“A senhora virou a minha ancestralidade”: Atores prestam homenagem à Chica Xavier

0
2238
hica Xavier faleceu aos 88 anos em consequência de um câncer — Foto: Reprodução/Instagram

Chica Xavier morreu aos 88 anos, em consequência de um câncer, neste sábado, 8/8, no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Casada há 64 anos com o ator Clementino Kelé, a artista teve três filhos e três netos. Nas redes sociais, famosos prestaram homenagens e relembram grandes momentos da carreira e vida da atriz.

A atriz nasceu em Salvador e começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos. Saiu da Bahia e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, aos 21 anos, com o sonho de se aprofundar na arte. Em meados da década de 60, ela estreou na TV e colecionou trabalhos marcantes, como as novelas Marron Glacé, a primeira versão de Sinhá Moça, Renascer, Pátria Minha e Duas Caras, tendo se destacado também no cinema, no clássico e premiado filme “Assalto ao Trem Pagador”, de 1962. O último trabalho dela na televisão foi em Cheias de Charme, em 2012.

Chica Xavier foi símbolo de representatividade para várias gerações de atrizes e atores negros abriu caminho para que outros artistas pudessem brilhar. Em cena, a atriz trazia os traços de sua baianidade. A artista foi homenageada com prêmios e teve sua trajetória contada na biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil”, lançada em 2013.

Homenagens

Nas redes sociais muitos atores prestaram homenagem à atriz, uma grande referência artísticas para comunidade negra.

Lázaro Ramos

“Hoje as lágrimas correm como um Rio. Dona Chica Xavier é uma das pessoas mais especiais que conheci na vida. Quando ainda na Bahia eu sonhava em ser ator era ela uma das minhas inspirações. Cheguei ao Rio e tive o privilégio de trabalhar com ela e generosamente como fazia com todos ela me acolheu, me passou ensinamentos, me apresentou a sua linda família, e abriu as portas da sua casa para que eu soubesse que ali onde ela era yalorixa era um lugar de fé e acolhimento.

Obrigado Dona Chica por inspirar e se doar como se doou. Obrigado pelo amor e talento que nos ofereceu. Obrigado por ser a prova da possibilidade de um amor duradouro como o seu com Seu Lelé. E obrigado por ser essa presença nobre que a senhora era em cada aparição na televisão. Pra um jovem sonhador foi o sinal que eu precisava para saber que era possível.

Vou chorar muito, mas também terei a certeza de que a senhora, professor Jorge Portugal e professor Jaime Sodré estarão cumprindo as suas funções de ancestrais, cuidando de nós e nos inspirando. Axé Mãe Chica”.

Taís Araujo


“O céu recebe hoje a nobreza. Entre nós vivia uma nobre, uma rainha elegante, sábia, afetuosa, agregadora, ombro e colo para muitos. Salve a rainha Chica Xavier! Que Deus conforte seu companheiro por mais de 60 anos, o senhor Clementino Kelé, seus netos Luana Xavier, Ernesto Xavier e toda a família de sangue e de santo, além de todos nós, admiradores dessa rainha”

Érico Brás


“Mais uma Rainha que se vai e deixa um legado incrível. Descanse em paz, Chica Xavier”.


Rodrigo França

“Dona Chica Xavier, obrigado por tudo. A senhora virou a minha ancestralidade. Que honra!‬ ‪Até, minha rainha. Que o Orum a receba. Axé! ‪Uma das maiores atrizes desse país


Cacau Protásio

“Muita festa hoje no céu! A rainha Chica Xavier subiu, ela está agora ao lado do nosso senhor Jesus Cristo. Eu cresci vendo essa mulher abrindo portas, ela me fez acreditar que seria possível. Vai com Deus! Obrigada”.

Comments