Quem aqui já aprendeu algo novo para o cabelo ou maquiagem graças ao conteúdo na internet? O mundo digital é o espaço mais diverso quando falamos de beleza e representatividade. Muito disso se deve ao fato que os criadores trazem para as redes quem eles são e compartilham estilos, novidades, produtos, dicas, técnicas que ajudam milhares de pessoas a se sentirem bem com elas mesmas. Foi graças à Internet que voltamos a amar nossos cabelos, por exemplo.
No entanto, o algoritmo, um grande vilão, fez com que as buscas sobre pele e cabelos crespos fossem associadas a imagens carregadas de estereótipos e racismo. A Inteligência Artificial chega, muitos vieses racistas ainda se fazem presentes, mas há plataformas como o Pinterest que usaram os recursos da IA para melhorar a experiência digital na busca de referências de beleza.
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Crespo, careca, de trança ou dreads? Imagine poder refinar suas pesquisas para descobrir inspirações que se alinhem perfeitamente com a sua textura capilar. Por meio da detecção de objetos por computador acionada pela visão, a pesquisa por tipos de cabelo permite que as pessoas refinem as buscas usando seis tipos de cabelo diferentes: penteados protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e careca/raspado. Isso significa que, quando uma pessoa faz uma consulta ampla como “penteados” ou “ideias para cor de cabelo”, ela pode refinar a pesquisa selecionando um dos seis padrões de cabelo diferentes.
A equipe de produtos inclusivos do Pinterest trabalhou com os criadores de conteúdo BIPOC (pessoas negras, indígenas e não brancas) e pessoas como a estilista editorial de cabelos e diretora artística global da Amika, Naeemah LaFond, para ajudar na criação e no design do produto. Desde a sua criação, a IA de pesquisa de tipo de cabelo detectou um padrão de cabelo em mais de 1 bilhão de imagens, capacitando +460 milhões de usuários do Pinterest em todo o mundo a descobrirem novas ideias e planejarem os estilos de cabelo que adoram.
Sobre tons de pele, um recurso permite aos usuários personalizar suas buscas de beleza de acordo com sua tonalidade única por meio do uso de um filtro. Isso ajuda encontrar tons de maquiagens e esmaltes com cores que harmonizam como tom de pele do usuário.
André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina, destaca a importância dessas inovações para a comunidade negra, afirmando: “Em um país tão vasto e culturalmente rico como o Brasil, essas tecnologias não apenas enriquecem a experiência dos usuários, mas também fortalecem o sentimento de pertencimento e empoderamento dentro da comunidade negra”.
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