A Filmografia de Chadwick Boseman

0
2230

A curta trajetória de Chadwick Boseman no cinema foi carregada de filmes sobre afro-americanos pioneiros em suas respectivas áreas, o ator sabia da importância da representatividade e do potencial transformador do cinema e da arte na vida de pessoas negras, sempre engajado politicamente ele nunca se isentou de falar sobre as questões nas quais acreditava. Chadwick se foi, mas o seu legado continuará vivo. E por isso, separei uma lista com as principais obras no cinema:

42 – A história de uma Lenda (2013)

A cinebiografia conta a história real de Jackie Robinson (personagem de Chadwick Boseman), um jogador de baseball que disputa a liga nacional afro-americana até ser descoberto por Branch Rickey, empresário de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey ambiciona que Robinson seja o primeiro homem negro a disputar a Major League, o que faz com que ele tenha que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também fora do campo.

Get on Up – A história de James Brown (2014)

https://www.youtube.com/watch?v=BNzeC6sMpCE

Mais uma cinebiografia, dessa vez baseada na vida de James Brown, ícone entusiasta do funk nos Estados Unidos dos anos 1960. Com uma infância difícil e marcada pela pobreza, Brown se viu obrigado a lutar por aquilo em que acreditava desde cedo. Preso e vítima de abusos, o “Pai do Soul” promoveu reviravoltas que o eternizaram como ídolo na história da música.

Marshall: Igualdade e Justiça (2017)

Antes de efetivamente se tornar o primeiro juiz negro da Corte Suprema Americana, Thurgood Marshall (interpretado por Chadwick Boseman) luta num caso pode determinar os rumos de sua carreira: Advogar em defesa de Josepho Spell, um afro-americano que está sendo acusado de atacar uma mulher branca em seu quarto, mas que jura ser inocente.

Crime sem Saída (2019)

Um detetive da polícia de Nova Iorque precisa achar e prender um assassino de policiais que está à solta na cidade. Realizar a prisão do criminoso implicaria em recuperar o prestígio perdido durante alguns insucessos nos últimos anos. No entanto, quanto mais ele avança na investigação mais ele se dá conta de que os assassinatos são parte de uma conspiração assombrosa entre criminosos e membros de sua própria categoria.

Destacamento Blood (2020)

https://www.youtube.com/watch?v=DuSwEFORDZY

Da 5 Bloods conta a história de quatro veteranos de guerra afro-americanos, que retornam ao Vietnã para recuperar um tesouro que enterraram décadas atrás, e também resgatar os restos mortais do corpo do líder do seu esquadrão, Norman (interpretado por Chadwick), morto durante a guerra. O grupo é formado por Paul (interpretado por Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Eddie (Norm Lewis) e Melvin (Isiah Whitlock, Jr.).

Pantera Negra e MCU

No Universo Cinematográfico da Marvel, Boseman aparece como Tchalla nos seguintes filmes:

• Capitão América: Guerra Civil (2016)

• Vingadores: Guerra Infinita (2018)

• Vingadores: Endgame (2019)

Mas é com Pantera Negra (2018), que Chadwick faz história, sendo o primeiro filme de heróis com completo protagonismo negro, indicado em 6 categorias no Oscar (incluindo Melhor Filme) e levando três, além do absoluto sucesso comercial. Pantera Negra emocionou milhares de jovens negros ao redor do globo, por se sentirem representados na telona.

Comments