“A resiliência é um exercício que se constrói diariamente”, diz Serena Williams na Expert XP 2022

0
“A resiliência é um exercício que se constrói diariamente”, diz Serena Williams na Expert XP 2022
Serena Williams, a maior tenista da história, encerra a Expert XP 2022, nesta quinta-feira. (Foto: UOL Economia)

Serena Williams, a maior tenista da história, marcou presença no encerramento da Expert XP 2022, o festival de investimentos da XP Inc. na noite desta quinta-feira (4). A atleta e investidora falou sobre sua trajetória, superação e os desafios em torno da sua empresa ‘Serena Ventures’, companhia de capital de risco que investe em ideias não convencionais de pessoas e mercados historicamente negligenciados.

“Estou animada por estar aqui apresentando um lado diferente da Serena, mas falando um pouco sobre tênis também”, destacou Williams em sua fala inicial. “Comecei a realizar investimentos há cerca de nove anos. Sempre pensei em investir em algumas empresas, mas me questionava ‘como devo investir?’, então passei um tempo estudando“.

Serena Williams na Expert XP 2022. Foto: Maycon Cabral / Mundo Negro.

A atleta destacou a importância em torno de seus investimentos, indo além das grandes corporações e das grandes empresas já estabelecidas, focando em um processo de impacto e representatividade. “Estamos fazendo aquilo que pregamos na nossa empresa, que é o investimento de impacto. Estou analisando empresas em todos lugares”, destacou Williams. “Estamos continuamente investindo em fintechs , dando suporte, falando sobre inclusão e diversidade, mas investindo em todo mundo. Por conta de quem somos, porque somos mulheres, naturalmente outras vêm até nós, elas se sentem cada vez mais confortáveis para falar conosco, elas sentem que possuem uma chance, uma chance de serem escutadas, de serem vistas. Nosso portfólio agora possui cerca de 68% de mulheres e pessoas negras, o que é muito incomum no mundo dos investimentos, nós fazemos o que dizemos. Impactando e investindo, principalmente em estágios iniciais”.

Serena também citou o sucesso em torno de ‘King Richard: Criando Campeãs’, filme que apresenta detalhes sobre sua carreira no mundo do tênis. “O filme foi incrível, ficou excelente. Realmente ficamos felizes que puderam ver meu pai de uma forma verdadeira“, destacou a tenista. “Acho que Will Smith fez um ótimo trabalho interpretando meu pai, Aunjanue também roubou a cena interpretando minha mãe, foi incrível. Não nos preocupamos com nada porque participamos muito do processo, estávamos muito próximos”.

Serena falou ainda sobre as características que admira em que busca pelo seu apoio, principalmente quando se trata sobre fundadores de empresa em busca de investimentos. “Uma coisa que sempre digo quando fundadores falam comigo é sobre autencidade. É preciso ter autenticidade. Você gosta dessa ideia porque é um espaço em branco e porque alguém precisa no mercado ou você gosta dessa ideia porque ela te afeta e você acredita que seu produto, ou sua ideia, seja capaz de resolver o problema?”, questionou Williams. “Eu descobri que a maioria dos fundadores desejam resolver um problema que os cercam e isso funciona bem melhor. Então sempre aconselho a serem autênticos porque quando as coisas ficam difíceis, quando os momentos de baixa chegam, o que você vai fazer? E isso é inevitável. Quando você está construindo uma empresa, em algum momento ela vai cair e você precisa construir de novo, mas é preciso lutar. Então se um fundador está construindo algo que não possui uma conexão muito forte é muito difícil pra mim para ajudar por trás e seguir com essa ideia”.

“A resiliência é um exercício diário, é algo que você constrói com coisas pequenas, diariamente“, enfatizou Serena. “Acho que é absolutamente possível construir sua resiliência, não acho que seja necessariamente inato de cada um, é algo que você pode constantemente trabalhar”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display