A Cia Pé no Mundo estreia oficialmente no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, com o espetáculo “Arquivo Negro – Passos Largos em Caminhos Estreitos”. As apresentações estão marcadas para os dias 10 e 11 de outubro, quarta e quinta, às 20h. O espetáculo de dança contemporânea inspira-se em grandes personalidades negras da história do Brasil.
A peça traz na direção e coreografia de Claudia Nwabasili e Roges Doglas, a dança contemporânea, que tem como inspiração Carolina Maria de Jesus, Zumbi dos Palmares, João Cândido, Maria Firmina dos Reis, Luiz Gama, Abdias do Nascimento, Aleijadinho e diversas outras personalidades que, mesmo passando por situações de extrema adversidade, resistiram, obtiveram destaque e influenciaram a arte, cultura e história brasileira. A jornalista Mariana Queen Nwabasili foi a responsável por guia-los nesse processo de pesquisa teórica. Letícia Doretto assina a assistência de direção.
Notícias Relacionadas
TV Cultura exibe ao vivo o encerramento da turnê de Thaíde, com participações de Dexter e Fat Family
Primeira Doutora negra do Brasil, Helena Teodoro é homenageada com e ocupação no CCBB em São Paulo
“Não somos descendentes de escravos. Somos descendentes de seres humanos africanos. Filhos da diáspora, trazidos ao mundo com o direito de sermos autores e protagonistas, os nossos registros não são formados apenas de lamentos. A história negra é regada de conquistas, talentos, criatividade e força. É nesse cenário que trabalhamos, de maneira muito sensível e poética, resgatando e destacando esses registros tão importantes e representativos. Somos muitos e somos muitas possibilidades”, comentam os diretores.
Em cena, sintetizando o encontro das diversas danças e manifestações da cultura popular, o elenco é acompanhado por uma trilha sonora composta originalmente para essa obra. A direção musical é de Alysson Bruno. Entre os músicos convidados, Fábio Leandro, Maurício Pazz e Renato Pereira.
Notícias Recentes
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade