
O bartender e sommelier de cachaça Henrique da Silva Ribeiro, mais conhecido como Rick Ribeiro, é um dos nomes que vem se destacando na coquetelaria nacional. Vencedor do prêmio Rabo de Galo Nacional 2021 com a sua criação Galo do Cerrado, hoje ele serve este drink minimalista no Gercina Bar, em Goiânia, onde comanda o balcão há mais de um ano. A sua bebida campeã é feita com cachaça infusionada com especiarias, Cynar, Vermute e limão china.
Sua trajetória começou há cerca de 12 anos, em uma lanchonete em São Paulo. “[Um dia] precisei cobrir o turno da noite de um colega de trabalho, nesse turno era comum alguns homens chegarem lá e pedir o Rabo de Galo, esse foi meu primeiro contato com drinks. Depois disso, eu conheci uma grande amiga, ainda lá em São Paulo, que já era bartender, e fui me apaixonando cada vez mais pela área”, lembra.
Notícias Relacionadas




Essa curiosidade virou profissão e especialidade. “Eu sou apaixonado por drinks minimalistas com cachaça, trazer toda uma releitura de clássicos mundiais pra bebida brasileira”, afirma.
Para ele, celebrar a cachaça é também celebrar resistência. “Minha história é a minha paixão pela cachaça, quem me conhece sabe que eu não troco nosso destilado por nenhum outro. Eu não consigo imaginar minha identidade dentro do meu trabalho sem trazer aquilo que meus antepassados fizeram com tanta luta”, destaca.

Além de bartender e sommelier de cachaça, Rick também é mixologista e pesquisador de bebidas. Atualmente, ele é embaixador do Concurso Nacional de Rabo de Galo e representante da Associação Goiana dos Produtores de Cachaça de Alambique (AGOPCAL).
Seu sonho é abrir a sua própria cachaçaria, “que conte histórias passadas de modo geral da cachaça e de alguns rótulos que lutaram um pouco mais para serem vistos no mercado”.
Notícias Recentes


