Torcedor argentino imita macaco em jogo contra Brasil pelas Eliminatórias da Copa

0
Torcedor argentino imita macaco em jogo contra Brasil pelas Eliminatórias da Copa
Imagem: Reprodução

A goleada da Argentina por 4 a 1 sobre o Brasil, na última terça-feira (25), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, foi marcada por mais um caso de racismo no futebol sul-americano. Em vídeo publicado pelo jornalista Tomer Savoia no Instagram, um torcedor da seleção argentina aparece imitando um macaco em direção ao setor da torcida brasileira no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Um dia antes do clássico, a Associação do Futebol Argentino (AFA) havia divulgado uma mensagem contra o racismo em suas redes sociais, direcionada “a todos os torcedores de futebol e a toda a sociedade em seu conjunto”. O alerta tinha como objetivo conscientizar, principalmente os presentes no jogo, para evitar ataques preconceituosos contra brasileiros, sejam jogadores ou torcedores.

Notícias Relacionadas


A Conmebol convocou embaixadores e representantes das federações dos dez países sul-americanos para uma reunião nesta quinta-feira (27). O objetivo é debater medidas contra manifestações de racismo, discriminação e violência no futebol continental. O encontro ocorre após a declaração polêmica do presidente da entidade, Alejandro Domínguez, que gerou revolta no Brasil. Durante o sorteio da Libertadores e da Sul-Americana, Domínguez fez um discurso em português condenando o racismo, mas, em seguida, usou uma analogia infeliz ao ser questionado sobre como seria uma Libertadores sem clubes brasileiros – após a sugestão de boicote feita pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira: “Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível”, disse, referindo-se ao macaco que acompanhava o personagem nas telas. A fala foi criticada por reforçar estereótipos racistas.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display