Cida Bento é homenageada no projeto Donas da Rua, da Maurício de Souza Produções, no Dia da Consciência Negra

0
Cida Bento é homenageada no projeto Donas da Rua, da Maurício de Souza Produções, no Dia da Consciência Negra
Imagem: Divulgação

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima quarta-feira, 20, a Mauricio de Sousa Produções prestou homenagem à psicóloga e ativista Cida Bento, destacada por seu trabalho em defesa da igualdade racial e no combate ao racismo estrutural no Brasil. Representada pelos traços de Milena, a primeira personagem negra da Turma da Mônica, Cida passa a integrar o projeto Donas da Rua, que valoriza mulheres de destaque em áreas como ciência, arte, esportes e literatura.

Nascida em São Paulo, Cida Bento é referência no debate sobre relações raciais no Brasil. Cofundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em 1990, a psicóloga dedica-se à promoção de equidade racial e de gênero no mercado de trabalho e na educação. Seu livro mais recente, O Pacto da Branquitude (2022), é apontado como uma das principais reflexões contemporâneas sobre privilégios raciais e desigualdades estruturais no país.

Notícias Relacionadas


A atuação de Cida Bento ultrapassa fronteiras: ela foi reconhecida pela The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade e faz parte de comissões como o Grupo Assessor da ONU Mulheres.

“A Mauricio de Sousa Produções sempre defendeu a diversidade e a representatividade. Escolher Cida Bento para essa homenagem é reconhecer seu impacto na luta pela igualdade racial e no empoderamento de mulheres negras. Ela é uma inspiração para as gerações atuais e futuras”, afirmou Mônica Sousa, diretora executiva da empresa. Segundo a empresa, a escolha de Cida Bento reforça a necessidade de enfrentar as desigualdades com coragem e conhecimento, valores que a psicóloga representa em sua trajetória.

O projeto Donas da Rua já homenageou cientistas, escritoras e atletas, reafirmando o compromisso da Mauricio de Sousa Produções com uma sociedade mais inclusiva e plural. Em 2020, Jaqueline Goes de Jesus uma das pesquisadoras que liderou a equipe que conseguiu em tempo recorde, 48 horas,  sequenciar o genoma do coronavírus após o registro do primeiro caso da doença no Brasil foi homenageada.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display