Pela segunda vez, campanha da Heinz é retirada do ar após acusações de racismo

0
Pela segunda vez, campanha da Heinz é retirada do ar após acusações de racismo
Foto: Heinz/Divulgação

Na última segunda-feira (7), a Heinz divulgou uma nota pública pedindo desculpas por uma campanha publicitária acusada de remeter ao blackface, prática que reforça estereótipos negativos sobre pessoas negras. A campanha, chamada “Smiles”, foi lançada em países como Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Itália, e rapidamente ganhou repercussão. Esta é a segunda vez que a Heinz se retrata por campanhas acusadas de racismo. Na semana anterior, a marca retirou um anúncio da VML Espanha, veiculado no Reino Unido, que foi criticado por perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes.

O anúncio recente, desenvolvido pelo recém-inaugurado escritório da agência Gut Nova York, mostrava pessoas sorrindo com ketchup ao redor da boca. Sob o conceito “Tem que ser Heinz”, a peça buscava uma referência ao filme Joker: Folie à Deux. No entanto, uma das imagens, que retratava um homem negro, gerou críticas pelas semelhanças com a prática do blackface e com espetáculos de menestréis, comuns entre os séculos 19 e 20, nos quais atores brancos pintavam o rosto de preto para representar pessoas negras de forma caricatural.

Notícias Relacionadas


Esse é o segundo episódio recente em que a Heinz enfrenta críticas por campanhas vistas como racialmente insensíveis. Na semana anterior, um anúncio da VML Espanha para molhos de macarrão, veiculado no Reino Unido, foi acusado de perpetuar estereótipos sobre pais negros ausentes, ao mostrar um jantar familiar com pais brancos e apenas a mãe negra da noiva. Em ambos os casos, a Heinz pediu desculpas e reafirmou seu compromisso de aprender com os erros e evitar situações semelhantes no futuro.

Em resposta às críticas, a Kraft Heinz divulgou uma declaração por meio da agência Gut. “Estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, disse um porta-voz da empresa ao portal Ad Age. A Heinz afirmou que a intenção era fazer uma referência à cultura pop, mas reconheceu o impacto negativo e se comprometeu a retirar o anúncio do ar imediatamente.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display