Uma das principais referências negras da política no Brasil, a deputada federal Benedita da Silva receberá o título de Doutora Honoris Causa após o Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aprovar a concessão da homenagem na última quinta-feira, 11 de julho.
Conhecida popularmente como Bené, Benedita iniciou sua carreira na Associação de Moradores do Morro Chapéu Mangueira e teve uma trajetória marcada por diversas profissões, incluindo camelô, empregada doméstica, professora, auxiliar de enfermagem e assistente social. Foi vereadora no Rio de Janeiro, deputada constituinte, deputada federal, senadora e vice-governadora. Em 1994, tornou-se a primeira mulher negra eleita senadora da República, e foi a única mulher negra a participar da Assembleia Constituinte.
Notícias Relacionadas
"Eu gosto de viver": Isabel Fillardis narra desafios pessoais e familiares em seu primeiro livro
Mãe solo e ex-doméstica, candidata de 61 anos conquista primeiro lugar em vestibular exclusivo da UnB
A proposta para conceder o título a Benedita foi apresentada pelo técnico-administrativo Maurício Marins, do Instituto de Tecnologia da UFRRJ. Durante a sessão do Conselho Universitário, Maurício destacou a atuação de Benedita na implementação de políticas de cotas e em iniciativas voltadas para as universidades, especialmente a UFRRJ.
Os conselheiros presentes se manifestaram, elogiando a trajetória de Benedita e ressaltando sua importância como símbolo de representatividade para as mulheres negras. O título de Doutora Honoris Causa foi aprovado por aclamação.
Notícias Recentes
De Insecure para a vida real: Issa Rae promove o Somerville, restaurante que celebra a cultura negra
Jojo Todynho diz ter recebido proposta de R$ 1,5 milhão para apoiar Lula; PT nega e abre processo contra a cantora