O primeiro debate presidencial dos Estados Unidos aconteceu nesta última quinta-feira (27). Enfrentando Joe Biden, o republicano Donald Trump causou revolta entre a comunidade negra do país após declarar que os imigrantes estão ‘pegando os empregos negros’. Ele não explicou exatamente o que seria essa definição.
“O que explica a grande matança sobre os negros são os milhões de pessoas que ele tem permissão para entrar pela fronteira”, disse Trump. “Eles estão pegando empregos negros agora — e podem ser 18, podem ser 19 e até 20 milhões de pessoas. Eles estão pegando empregos negros, e estão pegando empregos hispânicos, e você ainda não viu, mas verá algo que será o pior da nossa história”.
Notícias Relacionadas
Vini Jr. recebe certificado oficializando origem camaronesa após teste de ancestralidade"
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador
Black jobs? pic.twitter.com/cqfGCRJ153
— IAMNJERA (@IAMNJERA) June 28, 2024
Nas redes sociais, usuários questionaram o que seriam ’empregos negros’. “Ainda não entendi o comentário sobre ’emprego negro’. Teria sido legal se houvesse um acompanhamento para entender o que ele estava tentando dizer”, publicou a Deputada Ilhan Omar. Outros internautas lembraram ainda que pessoas negras possuem, historicamente, um índice de desemprego maior que pessoas brancas nos EUA.
De acordo com a Casa Branca, de setembro de 2022 até fevereiro deste ano, sob o governo de Biden, a taxa de desemprego entre negros permaneceu abaixo de 6%. Em abril de 2023, a taxa de desemprego para trabalhadores negros caiu para 4,8%. Em abril deste ano, a taxa de desemprego para negros americanos era de 5,6%.
Sob o governo de Trump, a taxa de desemprego dos negros foi de cerca de 8% entre 2016 e 2020.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival