No dia 28 de junho, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) será palco de um evento imperdível para quem se interessa por comunicação racializada. A Rede de Jornalistas Pretos e a URL Media dos Estados Unidos se unirão para trazer a renomada professora norte-americana Sara Lomax Reese, cofundadora e presidente da URL Media, para ministrar uma aula presencial sobre disseminação e sustentabilidade de conteúdo diversificado no meio comunicativo.
O evento será parte do curso “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós Digital”, realizado pela Rede JP em parceria com a escola de comunicação da UFRJ desde março. A iniciativa, extremamente bem recebida por alunos da instituição e que acumula mais de 10 mil visualizações nas transmissões nas redes, certamente deu um passo maior. O encontro representa uma colaboração inédita entre as duas importantes redes de jornalistas, que têm como missão promover a diversidade e a inclusão no setor comunicativo mundial.
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Estudantes brancos do 9º ano têm desempenho superior em Português e Matemática em relação aos negros
A aula será uma oportunidade única de explorar práticas e estratégias utilizadas por organizações e criadores de conteúdo nos Estados Unidos para promover a diversidade e garantir a sustentabilidade de suas iniciativas. Além disso, contará com uma série de objetivos particulares:
● Explorar as práticas e estratégias utilizadas por organizações e criadores de conteúdo para promover a diversidade e garantir a sustentabilidade de suas iniciativas;
● Analisar casos de sucesso e lições aprendidas de projetos nos EUA como o URL Media e WURD Radio, enfatizando a importância de dar voz a comunidades marginalizadas;
● Compreender os fatores conjunturais e estruturais necessários para transformar uma ideia jornalística em um negócio autossustentável.
● Capacitar profissionais para entender o funcionamento do organograma da mídia internacional e suas distinções à brasileira.
A parceria entre a Rede de JP e a URL Media visa criar um intercâmbio de conhecimento e experiências que fortalecerá o jornalismo diversificado e sustentável tanto nos EUA quanto no Brasil. Juntos, esses profissionais buscarão novas maneiras de amplificar vozes diversas e desenvolver iniciativas midiáticas mais inclusivas e duradouras.
Mais sobre Sara M. Lomax
Sara M. Lomax Reese é co-fundadora e presidente da URL Media, uma rede de organizações de mídia pertencentes e lideradas por pessoas negras e pardas que compartilham conteúdo, distribuição e receitas para aumentar sua sustentabilidade a longo prazo. Além de seu trabalho com a URL, é CEO, presidente e proprietária da WURD Radio, LLC, a única estação de rádio de conversação de propriedade afro-americana na Pensilvânia, Estados Unidos.
Toda a carreira de Sara tem sido voltada à fomentação e organização de mídia negra para dar voz e agência a comunidades historicamente marginalizadas, negligenciadas e mal-atendidas. Ela é creditada por transformar a WURD Radio de uma estação de rádio de conversação tradicional em uma empresa de comunicação multimídia lucrativa, oferecendo programação original e inovadora no ar, online e através de eventos comunitários.
Evento:
Início: 13:30 da tarde, horário de Brasília
Ocorrência e Local: Presencial (Campus UFRJ – Praia Vermelha, Rio de Janeiro), com transmissão online.
Acessibilidade: Gratuita. Presencialmente, vagas limitadas. Para contato, e-mail: jornalistaspretos@gmail.com
Duração aproximada: 3 horas, com possibilidade de extensão em até 30 minutos.
Veículos de transmissão: Canal YouTube – Extensão UFRJ
Link do canal de transmissão:
https://youtube.com/channel/UCvMAg03W-Z34vAvrmeHEivg?si=8dLJ_vesJT9hAqs3
Acessibilidade linguística: Auditiva verbal (com equipamento de tradução simultânea), presencialmente; e em tradução de libras, remota e presencialmente.
Notícias Recentes
Elisama Santos estreia na literatura infantil e ensina lições de coragem e amizade para os pequenos
Após exibições nos EUA, Antonio Pitanga apresenta o filme 'Malês' no Recôncavo Afro Festival