Na noite desta quarta-feira, dia 17 de abril, foi anunciado o desfecho da Consulta Prévia à Comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), determinando a vitória da chapa 2, liderada pelo atual vice-reitor Gilmar Pereira da Silva. Com isso, Pereira, natural de Governador Archer, no Maranhão, será o primeiro reitor negro em 66 anos de história da instituição.
A chapa liderada por Pereira e sua vice, Loiane Prado Verbicaro, recebeu a maioria dos votos, totalizando 9.340, de um total de 14.913 de votos válidos. O resultado da prévia na UFPA representa um marco histórico na gestão da universidade, que terá oficialmente seu primeiro reitor negro depois que a lista tríplice com os nomes de Gilmar Pereira e de sua vice forem encaminhados para o presidente Lula, que nomeará os professores para a função.
Notícias Relacionadas
Beyoncé e sua influência cultural e política se tornam tema de novo curso na Universidade de Yale em 2025
Estudantes brancos do 9º ano têm desempenho superior em Português e Matemática em relação aos negros
Criado em uma família de agricultores, Gilmar Pereira da Silva enfrentou desafios desde cedo, caminhando 10 quilômetros diários para frequentar a escola mais próxima. Concluiu o Ensino Médio por meio de supletivo aos 18 anos, trabalhou como operário na indústria civil e ingressou no Ensino Superior via interiorização, na década de 80. Formado em Pedagogia pela própria UFPA, seguiu para o Mestrado e Doutorado na mesma instituição.
A Comissão Organizadora da Consulta Prévia (COC) divulgou os detalhes do processo eleitoral, destacando a ampla participação da comunidade universitária, com um total de 15.032 eleitores registrando seus votos. Apesar de uma breve instabilidade no sistema de votação durante a manhã, devido ao elevado número de acessos, a votação seguiu normalmente até o seu encerramento às 21 horas.
A partir do resultado divulgado no site oficial da consulta, os próximos passos incluem a composição de uma lista tríplice com os nomes de Gilmar Pereira da Silva e Loiane Prado Verbicaro, que será encaminhada ao presidente Lula para nomeação. A posse está prevista para ocorrer em outubro, momento em que Pereira substituirá o atual reitor, Emmanuel Tourinho, que está há oito anos no cargo.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana