‘Passinho: O Ritmo dos Sonhos’, a nova série brasileira Disney+, apresentará o famoso passinho, dança originária do funk carioca que se popularizou em 2010. O responsável por assinar a direção de coreografia é o Edson Damazzo, mais conhecido como Bibiu, famoso por também ser o coreógrafo da cantora Ludmilla. Ele se tornou o negro a coreografar uma série musical da Disney.
Bibiu conta que ficou surpreso com o convite da produtora Boutique Filmes. “Eu achei que era furada, que deveria ser caô, porque não estava acreditando, ainda mais com o nome Disney, mas depois fui vendo que era verdade. E, claro, que aceitei de cara”.
Notícias Relacionadas
Harlem retorna em janeiro com novos episódios e rostos conhecidos no Prime Video
'O Urso': série ganha clipe com cenas inéditas da quarta temporada
Ele conta com uma equipe para montar as coreografias. “Junto comigo eu tenho um time muito forte. Como a série é sobre passinho, decidimos trazer pesos de nomes da cena para poder somar com o meu trabalho: VN trazendo toda a bagagem do passinho e a Celly como consultora. Então eu recebo a cena, o roteiro, dirijo os atores com a movimentação, intenções, tudo voltado para câmera, junto com as movimentações de passinho que o VN trás pra mim, e juntos montamos a cena”, diz Bibiu.
Com uma equipe majoritariamente negra no elenco e nos bastidores, Edson mostra sua felicidade com uma série sem estereótipos racistas. “Estamos falando de uma série musical histórica no Brasil. Primeiro que é a única produção atualmente que a Disney está fazendo. Temos um elenco 90% preto. Nossa equipe nos bastidores é formada por 90% de mulheres pretas, uma série da Disney no Brasil, falando sobre uma cultura periférica, onde o preto não está matando e nem roubando”, celebra. “Uma empresa que eu cresci vendo príncipe e princesas brancos, onde os protagonistas eram brancos. Essa série vai acender a chama de muitas crianças que vão se ver em lugar que não estão acostumadas”, completa.
Além disso, Edson também acredita que as pessoas negras e periféricas vão se sentir representadas e com esperança de sonhar sempre mais alto. “Vivemos em um racismo estrutural, onde você cresce sabendo que pra chegar lá, você vai ter que lutar dez vezes mais, ser forte, e muitos de nós desiste no meio do caminho, porque não tem muitas referências pretas que venceram. Então, chegou a hora de nos vermos em outros lugares, podemos sim ser protagonistas em uma série da Disney, temos talentos, temos histórias, nós existimos e resistimos”, reflete.
Dirigido por Jéssica Queiroz (Mila no Multiverso) e Marton Olympio (Anderson Spider Silva), as gravações da série ‘Passinho: O Ritmo dos Sonhos’ iniciaram no final de fevereiro e vão até abril. Serão sete episódios com cerca de 30 minutos. Ainda não há previsão de estreia.
Mais sobre a série
‘Passinho: O Ritmo dos Sonhos’ conta a história de Mercedes (Giulie Oliveira), filha de bailarinos e apaixonada por dança, que tem o sonho de mostrar seu talento no Duelo do Passinho, importante competição interescolar deste movimento de dança, no Rio de Janeiro. Para isso, ela precisa participar de um grupo e, até então, a única saída seria entrar para o Bonde dos Brabos, os melhores dançarinos da escola e que sempre foram os únicos representantes, da instituição, no concurso.
Mercedes duela com Lucão (Fumassa Alves), o líder dos Brabos, mas apesar de ter vencido, não é aceita na equipe por ser menina. Essa é a gota d´água para ela montar seu próprio bonde e, com a ajuda de Dida (Digão Ribeiro), inspetor da escola, mas também um relíquia do Passinho, ela vai fazer de tudo para vencer a seletiva e representar a escola no, tão esperado, Duelo do Passinho.
Outros grandes nomes estarão presentes na trama, entre eles: Duda Pimenta, Tatiana Tiburcio, André Ramiro, João Victor Menezes e João Gabriel D’Aleluia.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil