No dia 12 de dezembro, o ator vencedor do Emmy, Andre Braugher, faleceu aos 61 anos por complicações causadas pelo câncer no pulmão. O intérprete do Capitão Holt na série ‘Brooklyn Nine-Nine’, lutava contra a doença há poucos meses. O ator entrou para uma estatística preocupante em termos de saúde, considerando que a prevalência do câncer de pulmão é maior entre os homens negros nos Estados Unidos, segundo dados da Associação Pulmonar Americana publicados em uma reportagem da NBC News.
De acordo com o estudo, um em cada 16 homens negros será diagnosticado com câncer de pulmão ao longo da vida nos Estados Unidos. E apenas 12% deles terá a probabilidade de ser diagnosticado ainda na fase inicial da doença. Segundo a associação, “os homens negros têm maior probabilidade de contrair câncer de pulmão e morrer por causa dele do que homens brancos, apesar das taxas de tabagismo historicamente mais baixas”.
Notícias Relacionadas
Dia Mundial da Menopausa: os desafios na detecção de câncer uterino em mulheres negras
Brasileiro descobre nova forma de tratar câncer colorretal com superestimulação de células
E a razão está mais ligada a fatores sociais e econômicos que afetam em maioria a população norte-americana negra do que a fatores genéticos relacionados à raça. Além do diagnóstico em estágio avançado, homens negros americanos também sofrem com a menor probabilidade de receber tratamento cirúrgico ou qualquer tipo de tratamento se comparado à situação de homens brancos.
O estudo afirma que: “Homens e mulheres negros com câncer de pulmão têm significativamente menos probabilidade do que homens e mulheres brancos de serem diagnosticados em estágio inicial, antes de o câncer se espalhar, quando o tratamento tem mais chance de ser curativo.”
No Brasil, os dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), não trazem um recorte racial, mas informam que o câncer de pulmão é o terceiro mais comum em homens, somando 18.020 novos casos por ano, sendo o que mais causa morte entre os homens no país.
Aqui, assim como nos EUA, as mortes por câncer de pulmão estão ligadas ao tabagismo. De acordo com o INCA, no Brasil, 85% dos diagnósticos estão associados ao consumo de derivados do tabaco. Já nos Estados Unidos, 80% a 90% das mortes por câncer de pulmão tem ligação com tabagismo e 10 a 20% dos casos de câncer acontecem com pessoas que nunca fumaram ou que fumaram menos de 100 cigarros durante toda a vida, segundo dados do Centros. para Controle e Prevenção de Doenças, obtidos pela NBC.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana