Dia da Consciência Negra é oficialmente um feriado nacional. Foi sancionada na quinta-feira, 21, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a lei que torna o 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o país.
O projeto de lei, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (PT) já havia passado pela aprovação do Congresso Nacional no dia 29 de novembro e foi sancionada pelo presidente Lula ontem. A sanção foi publicada na manhã desta sexta, 22, no Diário Oficial da União. Foram 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. A data era feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 cidades por meio de leis municipais e estaduais.
Notícias Relacionadas
Condenação por racismo no metrô: Karolyne Utomi comenta caso de mulher branca que alegou risco de Covid por cabelo crespo em SP
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Agora, o dia 20 de novembro se torna feriado em todo o país. Considerado Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, a data foi instituída por Dilma Rousseff em 2011 e homenageia Zumbi dos Palmares, destacando a história da população negra no Brasil, resgatando as raízes africanas e suas contribuições culturais e sociais. A aprovação recente no Congresso preenche uma lacuna deixada pela lei de 2011, permitindo que a data seja agora celebrada em todo o país.
“Já a partir do ano que vem, o 20 de novembro será feriado nacional para reforçar em todo o país a luta contra o racismo e a necessidade de reflexão sobre memória e resistência do povo preto!”, comentou Randolfe Rodrigues.
Notícias Recentes
“O futuro do mundo está na África”: Biden anuncia US$ 1 bilhão em ajuda humanitária e reforça parcerias no continente
Condenação por racismo no metrô: Karolyne Utomi comenta caso de mulher branca que alegou risco de Covid por cabelo crespo em SP