Historiador senegalês, Cheikh Anta Diop, terá primeira obra autorizada lançada no Brasil

0
Historiador senegalês, Cheikh Anta Diop, terá primeira obra autorizada lançada no Brasil
Foto: Reprodução

No ano do centenário de Cheikh Anta Diop, antropólogo e historiador nascido no Senegal, a Editora Ananse lançará a primeira obra autorizada do autor no Brasil. O livro inédito, “A Unidade Cultural da África Negra: Esferas do Patriarcado e do Matriarcado na Antiguidade Clássica”, aborda a riqueza cultural do continente africano.

Em fase de pré-venda, o livro, que foi lançado originalmente em 1989, explora as esferas do patriarcado e do matriarcado na Antiguidade Clássica, trazendo uma investigação profunda feita por Diop que realça a continuidade histórica e cultural no continente africano. Apresentando os contrastes entre as bases culturais do sul e do norte da África, enfatizando a robustez das estruturas sociais africanas em comparação com as ocidentais.

Notícias Relacionadas


Nele, Cheikh Anta Diop convida o público para reconsiderar suas noções sobre o passado e o futuro, ao mesmo tempo em que reconhece a significativa contribuição de África para o desenvolvimento cultural e científico mundial. É uma leitura fundamental para quem deseja entender a riqueza da herança cultural africana e suas implicações no cenário global.

Em um resumo sobre a atuação do autor, é formado em Física, Filosofia, Química, Linguística, Economia, Sociologia, História, Egiptologia, Antropologia, versado em diversas disciplinas como o racionalismo, a dialética, técnicas científicas modernas, arqueologia pré-histórica e em outras inúmeras áreas de conhecimento, o senegalês, Cheikh Anta Diop é um dos maiores historiadores do século 20 e responsável por estudos que mostram que o Egito antigo, próspero, foi um território composto por pessoas negras. Diop cresceu em um contexto onde o racismo científico tentava provar a inferioridade intelectual do negro africano, ligando o Egito ao Oriente e é a partir desse viés que ele estuda para desenvolver sua tese sobre as antigas civilizações negras.

A arte de capa, concebida por Felipe Domingos, e a tradução realizada por Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode e Wanessa Yano.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display