Estreou nessa semana a nova temporada da série documental ‘Da África aos EUA’, uma obra que explora como a cozinha afro-americana alimentou movimentos de justiça social, transformou comunidades e estimulou a criatividade cultural nos EUA de forma poderosa e duradoura.
A produção é baseada em um livro escrito pela historiadora gastronômica Jessica B. Harris e segue o escritor gastronômico Stephen Satterfield enquanto ele viaja pelos Estados Unidos para se aprofundar nos hábitos alimentares negros tradicionais e nas maneiras como essas cozinhas estão intimamente interligadas com a cultura americana.
Notícias Relacionadas
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio
“Essas são histórias que não podem ser compreendidas nem mesmo lendo um livro didático”, diz o apresentador Satterfield. “Essa é uma forma mais gentil de educar os americanos sobre as contribuições dos negros para a comida e a história americanas”. Temos visto repetidamente na mídia e especialmente no setor de entretenimento, quando recursos são dados aos criadores negros para contarem suas próprias histórias, eles são extremamente bem-sucedidos. Vimos os resultados disso repetidamente em Hollywood. E espero que, no que diz respeito à mídia alimentar e ao espaço das viagens gastronômicas, isso mude a ideia sobre quem pode ser um anfitrião, bem como de que maneiras podemos contar histórias sobre comida“.
Todos 4 episódios de ‘Da África aos EUA’ já estão disponíveis na Netflix Brasil.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil