A empresa Bauducco cancelou a campanha com o single “Magia Amarela” estrelada por Juliette e Duda Beat, após acusações de plágio do projeto “AmarElo”, de Emicida, lançado em junho de 2019.
Em nota divulgada para o portal g1, a marca afirma que optou pelo cancelamento da campanha e que “seguirá dialogando com os artistas envolvidos”. A empresa ainda afirma que “a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”.
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Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma e irmão de Emicida, fez uma live para criticar o plágio e o público começou a pontuar as semelhanças no conceito da campanha, como a identidade visual, como fonte, cor, vitrais e a relação entre “amor” e “elo”/”ela”.
O caso se tornou ainda mais polêmico, quando o artista relatou que a Bauducco entrou em contato com ele e Emicida antes, para realização desta campanha. Segundo o Fióti, o negócio não foi fechado porque “a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”, contou.
“A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo?”, desabafou Fióti.
Leia a nota na íntegra
A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.
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