Com 100% dos jornalistas negros na redação do Mundo Negro, a Silvia Nascimento, Head de Conteúdo, reflete como este é um perfil raro do jornalismo brasileiro que merece mais reconhecimento. “Mesmo sendo pioneiro em mídia negra na Internet, o Mundo Negro nunca ganhou nenhum prêmio. Eu considero nossa relevância e liderança ao longo dos 20 anos uma premiação da nossa comunidade, mas nossa trajetória merece algo especial, e um prêmio focado em jornalistas negros é algo de grande valor para gente”.
Pensando em como valorizar as diversidades nas redações, o Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP estão realizando a primeira edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. O objetivo é o reconhecimento de jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
O prêmio também uma contribuição para o fomento de maior diversidade, equidade e inclusão nas redações jornalísticas do País, e, em consequência, das pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. Além da valorização do jornalismo local e regional. A premiação também foi concebida para fazer parte do calendário do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Segundo o estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, realizado em 2021 pela newsletter Jornalistas&Cia sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, menos de 20% dos jornalistas que atuam nas redações se declaram negros, E quando mais alto o cargo, menos a presença de profissionais negros ocupando essas posições. O jornalismo brasileiro hoje tem um recorte racial incompatível com o recorte racial da sociedade brasileira.
A votação será realizada em dois turnos, em eleição realizada entre os próprios jornalistas e também entre os profissionais das áreas afins como assessorias de imprensa e comunicação, estudantes e professores de jornalismo e colegas das áreas de publicidade, propaganda e marketing.
O prêmio conferirá aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade e data a serem definidas oportunamente, levando-se em consideração o calendário de iniciativas das celebrações do Dia da Consciência Negra.
Saiba como indicar o Mundo Negro:
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira não tem inscrições. Resultará de indicações espontâneas que se darão em um processo eleitoral com dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, de onde sairão os classificados; e o segundo, que elegerá os TOP 50 Profissionais Brasil; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.
Poderão ser votados no primeiro turno e no segundo turno jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização. E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro. Indicações que fugirem a esse escopo serão desconsideradas.
Primeiro Turno
O primeiro turno é de livre indicação e, nele, cada eleitor poderá indicar até cinco nomes de jornalistas nas categorias Profissionais Brasil e Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo e de veículos de comunicação que mais admira. Os votos, ainda que parciais, ou seja, com menos de cinco indicações, serão considerados válidos.
Resultará dessas indicações a lista dos finalistas para o segundo turno até o limite de 100 que vão concorrer aos TOP 50 Profissionais Brasil; até o limite de dez profissionais que vão concorrer aos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e até dez veículos de comunicação, que vão concorrer aos TOP 5 Veículos de Comunicação. Serão classificados os que obtiverem maior quantidade de votos.
Dos TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo sairão os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A apuração e a proclamação dos resultados finais terão a curadoria das quatro organizações responsáveis pela premiação, a saber: Jornalistas & Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP.
Segundo Turno
O segundo turno começará com a votação zerada e será disputado pelos profissionais e veículos classificados no primeiro turno – até o limite de 100 nomes para a categoria Profissionais Brasil; dez profissionais para a categoria Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo; e até dez Veículos de Comunicação. Eles serão relacionados em ordem alfabética na cédula de votação.
Nesse turno, os eleitores escolherão seus preferidos, entre os jornalistas e os veículos de comunicação, até o limite de cinco nomes, classificando-os de 1º a 5º lugar.
Do mesmo modo, não será obrigatório votar em cinco nomes. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração.
Os vencedores, ou seja, os que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno, vão compor os TOP 50 Profissionais Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.
Como será a votação
A votação tanto no primeiro quanto no segundo turno será feita em ambiente digital, na plataforma especialmente desenvolvida pelos organizadores da premiação.
Ela exigirá de cada eleitor um pequeno cadastro, necessário para validação dos votos e para garantir a confiabilidade da votação. Esse cadastro constará de nome completo, empresa, cargo, e-mail e CPF do votante, sendo que cada pessoa só poderá votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno.
Essas informações serão mantidas sob guarda e sigilo dos organizadores, por até um mês após o evento de premiação, sendo depois excluídas do sistema, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sistema de pontuação
A pontuação seguirá os seguintes parâmetros:
- Primeiro Turno
- Todas as indicações valerão 1 ponto e a pontuação final de cada indicado será a soma das indicações recebidas.
- Segundo Turno
- As indicações valerão:
- 1º lugar – 100 pontos
- 2º lugar – 80 pontos
- 3º lugar – 65 pontos
- 4º lugar – 55 pontos
- 5º lugar – 50 pontos
- As indicações valerão:
Confidencialidade dos votos
A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo será conduzido por um moderno e seguro sistema de votação online desenvolvido e supervisionado pelos organizadores da premiação.
As Premiações
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira terá o seguinte escopo:
- TOP 50 Profissionais Brasil
- Serão homenageados os 50 jornalistas negros e negras classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
- Desses, os dez com as maiores votações integrarão o Pódio, recebendo um troféu alusivo à conquista, revelação que só será feita na cerimônia da premiação.
- TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
- Serão homenageados os cinco profissionais de imagem negros ou negras (fotógrafos ou cinegrafistas) classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
- Desses, o mais votado, considerado campeão de admiração do prêmio nesta categoria, receberá adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
- TOP Campeões Regionais
- Serão homenageados os jornalistas que em cada uma das cinco regiões do País receberem as maiores votações na região em que atuam. Seus nomes sairão dos eleitos entre os TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo.
- Todos eles receberão adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
- TOP 5 Veículos de Comunicação
- Serão homenageados os cinco veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais no País.
- Desses, o mais votado, considerado o campeão de admiração do prêmio, também receberá um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
Homenagens Especiais
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:
- Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
- Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
- Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
- Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
- Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
- Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão
Calendário
O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira seguirá o seguinte calendário:
- 24/08/2023 Lançamento
- 31/08/2023 Início do 1º Turno
- 14/09/2023 Final do 1º Turno
- 15 a 19/09/2023 Apuração do 1º Turno
- 20/09/2023 Divulgação
- 21/09/2023 Início do 2º Turno
- 05/10/2023 Final do 2º Turno
- 06 a 09/10/2023 Apuração do 2º Turno
- 10/10/2023 Divulgação
- 13/11/2023 Premiação
Notícias Recentes
Lucy Ramos anuncia primeira gravidez e celebra 18 anos de casamento: "esperou a nossa maioridade pra chegar"
Professor e turista argentina são indiciados por racismo após imitar macacos em roda de samba no Rio