“Receita de Diamante”, livro escrito pela autora Simone Mota, conta a história de vida e superação do chef João Diamante, uma obra ilustrada que traz criações gastronômicas do chef baiano radicalizado no Rio de Janeiro. A obra será lançada na Bienal do Livro Rio 2023, na estande da editora Malê, nesta terça-feira (5), às 13h, com a presença do chef e da autora para sessão de autógrafos e bate papo com a escritora.
“Esse livro significa um resumo da minha vida até os dias de hoje, as pessoas que terão acesso vão sorrir, chorar, vão se inspirar, tanto na parte da história de vida, que representa 80% da população brasileira, uma história de muita luta, resistência e resiliência, mostrando uma história de muita luta, da grande parte dos brasileiros que através de oportunidades e força de vontade da família conseguiu vencer. Além de muitas receitas, ler a história e aí vem a conexão da receita, os amantes da gastronomia vão amar o livro, quem gosta de relatos, superação e motivação vão gostar do livro. É para todos os gostos”, comemora o Diamante.
Notícias Relacionadas
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana
15 restaurantes e chefs para celebrar o Dia da Consciência Negra no Brasil
A escritora também relata a felicidade da nova obra. “Eu poderia simplificar dizendo que escrever a história do chef João Diamante é importante por ele ser um exemplo para outros jovens negros e negras. Porque, de fato, ele é. Mas há uma importância ainda maior nisso: registrar as nossas histórias. Guardar memórias para o futuro e alimentar de boas histórias o nosso imaginário coletivo. Quem seríamos se tivéssemos conhecido desde cedo a história de tantas personalidades negras contadas por nós, sob a nossa perspectiva?!”.
João Diamante também destaca a importância da editora Malê para a publicação do livro. “É uma editora preta, já conceituada no mercado, então estou super feliz e atrelado à escritora Simone Mota, a maneira que ela narra é muito leve e conectada. Só quem acompanha minuciosamente, para transmitir tanta sensibilidade. Eu li e me surpreendi, parei e refleti, quanta coisa aconteceu até aqui”, finaliza.
Notícias Recentes
OMS mantém status de emergência global para mpox
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo