Faleceu nesta terça-feira (11) Solimar Carneiro, uma das fundadoras e diretora de Geledés Instituto da Mulher Negra, aos 66 anos. A informação foi divulgada pelo próprio instituto. A causa da morte não foi divulgada.
Em nota, Geledés lamentou a “perda irreparável” para o movimento negro, para o instituto e familiares. “A morte de Solimar Carneiro é uma perda irreparável para o movimento negro e o movimento de mulheres negras. Geledés Instituto da Mulher Negra e todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar ao lado de Solimar Carneiro expressam profundo carinho por todos os momentos memoráveis que passaram com essa grande líder”, disse em nota.
A Geledés foi fundado em 1988 e desde então ajudou na luta contra o racismo e discriminação. Solimar foi presidente do instituto por dois mandatos, entre 2003 e 2009, e também foi responsável por projetos como Projeto Grio e Projeto Rappers, com o objetivo de transformar o Hip Hop em uma manifestação cultural e voz expressiva da juventude negra.
O velório acontece nesta quarta-feira (12) a partir das 12h, no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes – SP. O sepultamento acontece às 15h no mesmo local.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana