Reunir mulheres negras para discutir negócios e carreira é sempre marcante pela importância das conversas e ideias que são levantadas nesses momentos. Este ano, no mesmo dia em que celebramos o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, 25 de julho, também teremos a segunda edição do Fórum Pacto das Pretas, que trará, entre outras personalidades negras, a executiva Rachel Maia, embaixadora do Coletivo Pacto das Pretas na edição 2022, que terá enquanto sucessora a executiva e VP do iFood, Luana Ozemela, embaixadora do Fórum neste ano de 2023, e da atriz Isabel Fillardis, que é embaixadora do Pacto de Promoção da Equidade Racial, que organiza o evento.
Neste ano, o tema do Fórum será “Investimento Privado: Uma estratégia de Transformação Social da Mulher Negra” e tem como objetivo alcançar a presença de lideranças e aliados(as) do setor privado, sociedade civil, organizações nacionais e internacionais, consultorias e demais agentes com interesse na pauta racial com intersecção de gênero.
Ao celebrar sua participação na segunda edição do Fórum, Isabel Fillardis classificou o evento como uma oportunidade de trazer autoestima para mulheres negras. “Fazer parte de um fórum como esse é uma baita de uma oportunidade de continuar ecoando e trazendo também cada vez mais autoestima para nossas irmãs, porque tem muitas mulheres pretas que não se acham capazes, então ter um fórum como esse e poder fazer com que ele cresça cada vez mais e ecoe cada vez mais é de suma importância para que a gente possa colocar a mulher negra onde ela realmente deva estar”, disse a atriz, cantora e ativista.
Uma das palestrantes do Fórum e embaixadora da primeira edição, Rachel Maia, que é uma das referências de liderança no segmento corporativo brasileiro, falou sobre seu papel como mulher negra na posição que ocupa. “Como uma mulher negra eu preciso estar aqui empoderando, trazendo segurança para as minhas, dizendo para elas que cada uma define seu lugar de fala”, disse ela.
O fórum surgiu enquanto uma ação elementar para evidenciar a urgência de se estabelecer, como presença real e permanente, a participação das mulheres negras nos lugares de tomada de decisão.
O evento terá talks com temas: “Indicadores de desequilíbrio racial e desenvolvimento de carreira da Mulher Negra”, “Representatividade e Performance da mulher negra no Mercado Competitivo”, “Mulheres nas tecnologias: Como o mercado pode ser mais diverso?”, além de outros assuntos que são fundamentais para pensar a permanência e o crescimento de mulheres negras nas empresas.
O Fórum Pacto das Pretas acontece no dia 25 de julho, no Teatro Sesi, em São Paulo. Os interessados podem conferir a programação completa através do link. (CLIQUE AQUI).