A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciaram, na manhã desta quarta-feira (3), a retomada do Japer, o acordo de cooperação bilateral que tem como objetivo a eliminação da discriminação racial e étnica nos dois países. O anúncio aconteceu durante uma coletiva de imprensa realizada na Casa do Carnaval, em Salvador.
“O presidente Biden me escolheu para ser a face dos Estados Unidos nas Nações Unidas. Estamos aqui em Salvador o coração do Brasil negro, porque essa cidade representa tanto o passado de racismo quanto o futuro otimista que queremos”, disse Linda.
Notícias Relacionadas
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
Pequena África recebe R$ 7,3 mi do BNDES; anuncio de investimento foi feito durante o G20 social
Anielle Franco também celebrou a retomada do Japer e destacou a importância do acordo para as pessoas negras: “É muito histórico o que a gente já tem feito. Um acordo que foi assinado em 2008, que fica parado, mas que tem muita potência para crescer e para transformar vidas de muitas pessoas negras”. Além do eixo de educação, o Japer terá outros como saúde, cultura e memória e combate à violência letal.
Em viagem da ministra Anielle Franco para os Estados Unidos, em fevereiro deste ano, Anielle havia se encontrado com a Representante Especial de Estado para Justiça e Igualdade Racial do Departamento de Estado Americano, Desirée Cormier Smith para selar a retomada do Japer (Joint Action Plan to Eliminate Racial and Ethnic Discrimination and Promote Equality).
“O encontro com a Representante Especial para Igualdade Racial e Justiça do departamento de Estado Americano foi importante para selar a retomada do JAPER como acordo de cooperação que prevê parcerias técnicas, transferência de tecnologia e investimento em ações e programas coordenados pelo MIR que atuem na promoção de mecanismos de justiça e oportunidade para a população negra”, contou Anielle ao Mundo Negro na época.
Notícias Recentes
Chocolatier fala sobre sua coleção natalina de bombons pintados à mão: "Os melhores ingredientes do nosso país"
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA