Dia Nacional do Livro Infantil: 5 livros infantis para presentear uma criança negra

0
<strong>Dia Nacional do Livro Infantil: 5 livros infantis para presentear uma criança negra</strong>
Foto: Freepik

Hoje, dia 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A leitura tem um papel fundamental na vida, seja na infância ou na vida adulta, trazendo benefícios em todas as áreas.

Ler ajuda no crescimento da criança. A leitura estimula a criatividade, a memória, concentração, oralidade e senso crítico.

Notícias Relacionadas


Além de ser benéfico ao cérebro, também ajuda no meio social. É importante ensinar para as crianças o poder da representatividade. Temos muitos negros no audiovisual e na música, mas também precisamos incentivar a representatividade no mundo literário.

Mesmo parecendo algo simples, muita gente não entende o poder que a leitura tem na vida de uma criança. Ler histórias onde a criança possa se sentir representada faz com que se torne um adulto mais seguro de si e dos seus direitos.

Infelizmente, o racismo estrutural sabe do poder da representatividade e tenta impedir o acesso a leitura, principalmente de autores negros. 

Recentemente, uma criança teve seu livro “Amoras”, do Emicida, vandalizado. Além do livro ser rabiscado, também escreveram nas páginas versículos bíblicos e frases de ódio contra orixás, que encaixa o caso como racismo religioso.

Para combater este tipo de apagamento e ensinar nossos pretinhos e pretinhas o valor da leitura, bora conhecer 5 livros infantis para presentear uma criança negra:

O Pequeno Príncipe Preto

Foto: Divulgação

Escrita pelo ator e diretor Rodrigo França, a obra é inspirada na clássica história do escritor Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe. O pequeno príncipe preto vive em um pequenino planeta apenas com a companhia de uma árvore Baobá, mas após uma ventania, precisa se aventurar por outros planetas.

O pequeno príncipe preto originalmente era uma peça de teatro que foi adaptada para o livro em busca de trazer mais protagonistas negros para as histórias infantis. 

“É difícil encontrar personagens na literatura infantil de meninos e meninas negros. É uma provocação, porque não há príncipes e princesas negros”, disse Rodrigo França em uma entrevista para o Correio Braziliense.

Amoras

Foto: Divulgação

Amoras, escrito pelo rapper Emicida, traz um ensinamento para crianças sobre representatividade. O livro é inspirado em uma conversa do Emicida com sua filha, que além de livro é também uma música. O livro também traz referências de pessoas importantes, como Martin Luther King, e religião de matriz africana.

“Entre amoras e a pequenina eu digo ‘As pretinhas são o melhor que há’”

Sulwe

Foto: Divulgação

Escrita pela talentosa Lupita Nyong’o, Sulwe conta a jornada de uma pequena menina que era a mais escura e por isso não se sentia bonita como os outros, ela queria brilhar como o Sol. Mas, assim como seu nome, ela descobre que brilha como uma estrela na noite e a beleza única que ela possui. 

Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser

Foto: Divulgação

Lázaro Ramos, que além de escritor é ator e diretor, neste livro fala sobre os sentimentos e que é normal senti-los. Dan, protagonista da história e um personagem do Mundo Bita, passa por situações que não entende e vai em busca de resposta com seu avô, que conta a história de seus antepassados.

Meu crespo é de Rainha

Foto: Divulgação

Em “Meu crespo é de rainha” a escritora Bell Hooks fala da beleza de se ter um cabelo crespo. Desde pequenas, muitas mulheres sofrem preconceito com o cabelo e pela falta de referências e acabam querendo alisar. Hooks tenta reverter isso ensinando a beleza de cada tipo de cabelo.

E aí, já leu para uma criança preta hoje?

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display