No dia 25 de março, será inaugurado a nova sede da Diáspora Galeria, em Pinheiros, São Paulo, com promoção a reflexões sobre o papel social e político das galerias de arte no país.
O evento começará a partir das 13h, com uma cerimônia de emplacamento em homenagem ao engenheiro e ativista André Rebouças, importante personagem na luta abolicionista do país, cujo sobrenome nomeia a importante avenida no qual a galeria se localiza, em parceira com o Guia Negro.
Notícias Relacionadas
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Ministério da Igualdade Racial lança projeto para enfrentar racismo no transporte público do Rio
A partir das 15h, será feito o lançamento do projeto Galeria-Escola, que visa estimular a organização coletiva de pessoas de recortes socialmente racializados para atuar artística, política e culturalmente no circuito das artes contemporâneas.
Em 27 de maio, a galeria realizará uma segunda inauguração com “caráter mais mercadológico”. A partir da idéia de ‘Afeto’, o galerista cita os escritos da autora e ativista bell hooks, que nomeia o amor como ação, derivando daí “a necessidade de fazer do afeto uma estratégia” no qual a Diáspora se coloca como central na conexão, partilha e acolhimento de redes afetivas entre os três grupos que a compõem – as comunidades negras, indígenas e asiáticas.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Inauguração Diáspora Galeria – Afeto 1º Ato
Cerimônia de emplacamento Rebouças e lançamento da Galeria-Escola
Data: sábado, dia 25 de março de 2023
Horário: 13h às 19h
Endereço: Av. Rebouças, 2915 – Pinheiros
Após a abertura no dia 25, a visitação do espaço será realizada por agendamento
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil