Uma nova pergunta surge na web sobre a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo, 1º de janeiro: quem é a mulher negra que lhe entregou a faixa presidencial?
Para representar a diversidade da sociedade brasileira, a faixa passou por diversas mãos, entre eles: do Cacique Raoni Metuktire, líder indígena de 90 anos; o menino Francisco de 10 anos, que mora em Itaquera, periferia de São Paulo; e por fim, a Aline Sousa, 33 anos, a primeira mulher negra a passar a faixa para um presidente da república.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
Aline é catadora desde os 14 anos e a 3ª geração de catadora na família. Sua mãe e avó materna também são catadoras da mesma cooperativa.
Mãe de sete filhos, a catadora foi eleita diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal), em 2012. Em 2015, foi eleita presidente da Rede e hoje cumpre seu terceiro mandato.
Atualmente Aline também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores, além de ser beneficiária do programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo presidente Lula.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana