VVolunteer, plataforma de ação social e humanitária, mostra como transformar o Natal em uma celebração solidária. Que tal investir em ações incríveis para ajudar o próximo? Confira abaixo quantas coisas podem ser feitas:
1 – Faça um bazar solidário para arrecadar fundos
Notícias Relacionadas
Artistas brasileiros constroem uma linguagem e estética únicas do afrofuturismo
FOTO 3X4: Valéria Monã, Animadora Cultural, Atriz, Coreógrafa e Diretora de Movimento
Que tal reunir os amigos para fazer um bazar solidário? Cada um doa algum artigo (em bom estado) e juntos vocês podem fazer um bazar na escola, faculdade, bairro, etc. Vocês vendem os produtos e com o dinheiro das vendas vocês podem investir em um projeto social. Ou também podem comprar cestas básicas e brinquedos para distribuir em comunidades carentes.
2 – Apadrinhe uma cartinha de Papai Noel
Você sabia que nessa época do ano as agências de Correios disponibilizam cartinhas de crianças que enviaram o seu pedido para o Papai Noel? Ao passar na agência dos Correios da sua cidade, lembre-se de retirar uma cartinha. Lá você vai encontrar a história da criança e o seu desejo de Natal. Então, é só comprar o presente e entregar direto na agência que eles se certificam de que o pacote chegará são e salvo até as mãos do pequeno. Quer maneira mais mágica de ser solidário?
3 – Faça uma ceia solidária
Enquanto muitas pessoas têm ceias bem-servidas e diversas opções de casas para visitar na noite de Natal, outras vivem nas ruas e não podem usufruir de uma boa refeição. Você pode fazer um Natal solidário ao se reunir com alguns amigos e familiares para preparar uma saborosa refeição e distribuir para quem está nessa condição.
4 – Doe o seu cabelo para fazer perucas
Se você está pensando em mudar o visual, que tal unir o útil ao agradável? Na hora de cortar o cabelo informe ao cabeleireiro que você pretende fazer uma doação. Muitas ONGs aceitam cabelos com química, tintura e até grisalhos para a produção de perucas para meninas e mulheres com câncer ou que perderam os cabelos em acidentes graves. E diversos salões de beleza se oferecem, inclusive, para fazer essa ponte entre as instituições e bancos de perucas e seus clientes.
5 – Seja parceiro de uma ONG
No Natal, muitas instituições organizam campanhas solidárias para arrecadar itens como brinquedos, roupas e alimentos para pessoas carentes. Em outras, é possível fazer uma doação em dinheiro ou trabalhar como voluntário.
A VV é parceira do Instituto Amparando, que atua desde 2017 em Nova Iguaçu, no auxílio à educação e à orientação de famílias e crianças da Baixada do Rio de Janeiro. A ONG possui a missão de formar cidadãos e promover ações que vão além do atendimento de suas necessidades básicas, gerando inclusão e emancipação social. Com a VV, a sua doação contribui para que as famílias e crianças assistidas pela ONG não percam a oportunidade de um futuro melhor. E você consegue ajudar sem sair de casa via site da VV (clique aqui).
E QUE TAL DAR UM PRESENTE DE NATAL QUE FAZ A DIFERENÇA?
Natal é época de refletir sobre o ano que se passou, plantar sementes para os próximos meses e espalhar solidariedade. Pensando nisso, a VV criou um incentivo especial para você presentear amigos, familiares e colegas de trabalho. Neste fim de ano, que tal presentear as pessoas a sua volta com um KIT VV DE NATAL? São duas opções, uma incluindo doação a uma instituição parceira VV e o curso ‘Introdução à ajuda humanitária’ e a outra que combina doação e uma ação VV de um dia. Um presente que faz a diferença. Ajudar a quem precisa faz bem a todos. Incentivar quem a gente gosta a se engajar socialmente, é melhor ainda! Acesse aqui para contagiar o mundo.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana