Editora-chefe Silvia Nascimento faz parte do grupo de jornalistas negros brasileiros que estão nos EUA para troca de conhecimentos sobre jornalismo negro a convite da Embaixada Americana
O Site Mundo Negro está em missão nos Estados Unidos desde o último sábado (11), por meio do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP), um dos principais programas de intercâmbio profissional dos EUA. Silvia Nascimento, editora-chefe do MUNDO NEGRO viaja ao lado de outros nomes do jornalismo negro brasileiro, como Basília Rodrigues, Rita Batista, Fernanda Carvalho, Aline Aguiar e Raimundo José, um jovem quilombola produtor de notícias do Maranhão, além de outros nomes do jornalismo brasileiro.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
Entre os principais objetivos do programa, estão estabelecer conexão entre jornalistas negros do Brasil e jornalistas negros estadunidenses, estudantes de jornalismo, universidades historicamente negras e empresas de mídia. O intercâmbio, que tem duas semanas de duração, também vai incluir a oportunidade de celebração do Juneteenth, o dia de emancipação dos escravizados norte-americanos, lembrado em 19/6.
A troca de saberes nessa jornada é uma das coisas que mais estimula Silvia Nascimento. “Eu acredito que minha vivência como editora do maior portal de notícias da comunidade negra em um país de maioria negra possa ser algo interessante a ser compartilhado e em contrapartida, eu quero aprender com os jornalistas negros americanos como eles conseguem causar impacto na mídia como um todo”, planeja.
Para Basília Rodrigues, o intercâmbio proporciona a oportunidade de traçar paralelos entre as lutas raciais nos dois países. “Será oportunidade de compreender algumas diferenças e também pontos em comum da luta racial nos Estados Unidos e no Brasil. Quinze dias de imersão sobre o empoderamento de jornalistas negros em que vamos conversar com profissionais da imprensa americana, fontes do governo e também acadêmicas.”
O intercâmbio continua até o dia 25 de junho, e a cobertura de tudo que tá acontecendo por lá, você acompanha em nosso site e nas nossas redes sociais.
Notícias Recentes
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro