O Palácio do Itamaraty fez um acordo para reavaliar duas candidatas negras que foram rejeitadas como cotistas há cinco anos. Verônica Tavares, ex-militante do movimento negro, e Rebeca Mello, quilombola, vão ser avaliadas no próximo dia 17 por uma comissão que vai indicar se considera elas negras ou não. A informação é do Uol.
Verônica e Rebeca foram aprovadas no concurso do Itamaraty como cotistas negras em 2017. Em 2018, no entanto, o Itamaraty criou outra comissão de verificação para elas e outros candidatos. As duas foram rejeitadas por essa nova equipe.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Cia. Os Crespos celebra 10 anos da revista Legítima Defesa e homenageia 80 anos do Teatro Experimental do Negro em SP
No acordo, homologado pela ministra do STJ Assusete Magalhães, em troca da reavaliação, elas se comprometeram a cancelar todos os processos na Justiça e em outros órgãos públicos. Também abrem mão de exigir o pagamento de salários que deixaram de receber entre 2018, ano em que tomariam posse caso aprovadas. Também não poderão exigir tempo de carreira para obterem promoções. Se forem aprovadas, vão se tornar diplomatas. Caso contrário, também perdem o direito de recorrer.
A quilombola kalunga Rebeca Mello, 28 anos, disse que há o risco de não ser aceita pela nova comissão do Itamaraty, mas avalia que é o melhor caminho. “Estamos abrindo mão de tudo, mas já estamos na Justiça há tanto tempo que tem que acabar essa história de um jeito ou de outro”, disse ela. Vai significar uma vitória muito grande para minha comunidade. Serei a primeira quilombola diplomata, um marco grande neste país, ainda mais sendo mulher”, completou.
A publicitária Verônica Tavares, disse que fechou o acordo com certo temor. “É muito mais benéfico a eles. Eu fico com muito medo, porque, de tudo o que a gente passou, eu estou desconfiada de absolutamente tudo. Sempre acho que tem uma agenda ali para nos prejudicar”, disse ela ao Uol.
O exame, marcado para 17 de junho, não será exclusivo para Rebeca e Verônica. Elas participar junto com candidatos cotistas do último concurso do Ministério das Relações Exteriores.
Notícias Recentes
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Kendrick Lamar surpreende fãs com o lançamento de novo álbum