Com um cenário de crescimento no mercado, favorecido pelo Marco Legal das Startups e do empreendedorismo, a BlackRocks Startups, hub de inovação que acelerara startups lideradas por empreendedores negros, anuncia lista de startups de inovação mais promissoras para 2022.
“Maximizar as oportunidades e conexões transformadoras que fomentem a inovação de homens e mulheres negros para que exponenciem seus negócios e potenciais de liderança é uma entrega inegociável”, comenta Maitê Lourenço, fundadora e CEO da BlackRocks. “O objetivo, agora, é gerar cada vez mais impacto e metrificar esse valor que entregamos para a gente impactar as startups. Ao mesmo tempo, ter mais parceiros e instituições engajadas conosco para que possamos desenvolver novas edições do Grow e de novos cada vez melhores promover acesso à população negra a ambientes altamente inovadores e tecnológicos, conectar empreendedores a capital e oportunidades no ecossistema de startups que a gente tem”, finaliza.
De acordo com a BlackRocks Startups, a empresa tem colaborado para criação de um ambiente favorável para as empresas inovadoras através de programas de aceleração como o Grow Startups – Cresça seu negócio, que em 2021 teve duas edições e acelerou dezenas de novos negócios, e o Quartzo – programa de aceleração focado na transformação digital e de impacto social de empreendimentos tradicionais liderados por mulheres negras do Rio Grande do Norte.
Conheça, abaixo, as principais empresas aceleradas pela BlackRocks Startups que, além de possuírem um poder de inovação de alto nível, são aliadas da diversidade racial:
AfroPython (afropython.org/ )
Solução de impacto social que se propõe a ajudar pessoas negras a entrarem no mercado de tecnologia através de educação e da inspiração.
– Local: Rio Grande do Sul – RS
– Segmento: Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Clube da Preta (clubedapreta.com.br)
Clube de moda e acessórios afro por assinatura. Uma plataforma digital no conceito de clube de assinatura, que trabalha com pequenos afro-empreendedores e periféricos do mercado de moda e acessórios.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Moda, Fashiontech, e-commerce
Diamond Log (diamondlog.tec.br)
Solução especializada em ciência de dados. Realizam a automatização de tarefas de vendas e operações através da inteligência artificial.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Indústrias, Telecomunicações
Double Dash Studios (doubledashstudios.com)
Startup com foco na criação de jogos culturais que incluam a modernidade e o clássico de uma forma inovadora e simples. Conectando necessidades e experiências.
– Local: Rio de Janeiro – RJ
– Segmento: Games, Aplicativos, UX
EdukarNegócios (edukarnegocios.com)
Plataforma de aprendizagem que utiliza a tecnologia para educação corporativa, treinamentos e interações com colaboradores, utilizando LMS (Sistema de gestão de aprendizagem) e chatbot para padronização de processos.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: EdTech, HRTech, ChatBot.
FazerOrçamento (fazerorcamento.com)
Plataforma de elaboração de orçamentos para profissionais liberais com design prático e atrativo, promovendo a gestão e controle de todos os processos e orçamentos enviados aos clientes.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: ConstruTech, Marketplace, CRM
Genyz (genyz.com.br/)
Plataforma de Atelier 4.0, metodologia de escaneamento corporal e design tridimensional para empresas de moda. A ferramenta integra soluções de diversas áreas como engenharia, games, animações, têxtil e confecção, possibilitando o escaneamento, modelagem e produção.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Fashiontech, Indústria 4.0, RA, RV
GoodChef (goodchef.com.br)
Plataforma para empreendedores da área de foodservice (restaurantes, lanchonetes, cafés, etc) , que oferece serviços de gerenciamento focado na gestão eficiente do backoffice desses estabelecimentos.
– Local: Campos de Goytacazes – RJ
– Segmento: FoodTech, Sistema ERP
Go Phone (gophonebrasil.com)
Solução de proteção e seguro para smartphones. Plataforma digital, garantindo proteção contra todos os danos, além de roubo e furto, celular reserva, sem custo de franquia e somente com pagamento do valor da peça em caso de danos.
– Local: Belo Horizonte – MG
– Segmento: Seguros, FinTech, Self atendimento
How to Lab (howtolab.com.br)
Soluções inovadoras para ISO/IEC 17025 em laboratórios de água e efluentes, para que operem com qualidade. Os métodos são gravados em alta resolução.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Indústria Química/Óleo e gás
InovaQA (inovaqa.com.br/)
A startup tem como objetivo popularizar testes de softwares para pequenas e médias empresas. Disponibilizam o serviço Crowd Testing, que oferece a solução de problemas ligados a bugs, além de disponibilizar possíveis melhorias para o sistema, automatizações, testes funcionais e outsourcing.
– Local: Barueri – SP
– Segmento: Software, Crowd Testing, QA
InQuímica (inquimica.wordpress.com/)
É uma startup de desenvolvimento e pesquisa. Aliando tecnologia e características químicas, o produto InAgro, retira dos alimentos – frutas, verduras e legumes – uma grande porcentagem dos metais pesados, provenientes de agroquímicos, defensivos agrícolas, solo contaminado,fertilizantes químicos, etc.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Agrotech, Foodtech, Hard science
Insumo (insumo.tech)
Solução de gestão de insumos e dispensers. Juntando sensores de estoque, automação de compras, otimização de equipe na realização do monitoramento e entrega de materiais essenciais para uma gestão eficiente de facilities.
– Local: Jundiaí – SP
– Segmento: Facilities, IoT, Sistema ERP
One Percent (onepercent.io/)
Startup de desenvolvimento de projetos baseados em blockchain, atende diferentes segmentos de mercado com tokenização de ativos, serviços, plataformas mobile, web, APIs e sistemas legados.
– Local: Canoas – RS
– Segmento: Blockchain, Token, APIs
{Parças} Developers School®️ (parcas.com.br)
Desenvolvimento de soluções de Bootcamps atrativas, em que o fluxo do dinheiro gera abundância, equidade e transformações socioambientais positivas.
– Local: São Paulo- SP
– Segmento: Educação, Eletrônica/IoT, Recursos Humanos
TeamHub (www.teamhub.com.br)
HRtech com plataforma de gestão de cultura organizacional. Descomplicam a cultura da empresa, para que tenha maior vantagem competitiva no mercado.
– Local: Minas Gerais – MG
– Segmento: HRTech, Serviços
Trampay (trampay.com)
Fintech com foco em benefícios ofertados aos trabalhadores, conectando empresas, descontos e produtos acessíveis. Tudo isso, em uma plataforma com insights e métricas sobre engajamento para uma melhor gestão de pessoas no ambiente corporativo.
– Local: Brasília – DF
– Segmento: HRTech, Fintech, marketplace
Troca (sejatroca.com)
Software de gestão, engajamento e inclusão da diversidade nas empresas. Conectam e ajudam empresas a se tornarem mais diversas e auxiliam pessoas da diversidade a encontrarem emprego
– Local: Rio de Janeiro – RJ
– Segmento: HRTech, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
UnicaInstancia (unicainstancia.com.br)
Inteligência artificial responsável por predizer sobre ações judiciais de cobranças indevidas em contas de consumo, oportunizando maior agilidade e recorrência de ganho de causas para seus clientes.
– Local: Rio de Janeiro – RJ
– Segmento: LegalTech, AI
Viverde Casa (www.instagram.com/viverdecasa)
Viverde Casa é uma plataforma de capacitação, benefícios e mediação de mão de obra para construção, reformas e serviços na construção civil.
– Local: Recife – PE
– Segmento: ConstruTech, Marketplace, CRM
VôContigo (vocontigo.com.br)
Plataforma especializada e exclusiva para o público 60+, que transporta e acompanha o idoso de forma segura, humanizada e afetiva.
– Local: Mato Grosso – MT
– Segmento: Mobilidade e Serviços Logísticos, Saúde e Indústria Farmacêutica
Zentek (zentek.com.br)
Plataforma de Assistência focada em IoT, Gadgets e Tecnologia. Conectam suporte de TI online e presencial.
– Local: São Paulo – SP
– Segmento: Eletrônica/IoT, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Panorama geral das startups brasileiras
Ainda segundo os estudos da Abstartups, os estados com mais startups no Brasil são São Paulo, com 4.027 empresas, Minas Gerais, com 1.240, Rio Grande do Sul, com 976 e Rio de Janeiro, com 880.
No tocante ao mercado de atuação, 9% do total de startups brasileiras são voltadas para a educação, 7% para outros serviços, 6% para finanças e 5% para saúde e bem-estar. 47% das startups tem como público alvo B2B; 29% para B2B2C e 19% B2C, negócios para o consumidor.
No que diz respeito ao modelo de negócio, 41% das empresas são SaaS (Software como Serviço), e 19% delas são oferecidas como marketplace.