Estudantes de nível técnico e superior podem se inscrever no processo que vai ser todo on-line
Estão abertas até dia 27 de agosto as inscrições para o Programa de Estágio da Braskem deste ano. A empresa é a 6ª maior petroquímica do mundo e desde o ano passado, procura aumentar a diversidade racial no seu quadro de colaboradores.
“No processo de 2021, 38% dos estagiários contratados se declararam como pretos ou pardos. Este ano, temos o desafio de aumentar ainda mais essas contratações”, explica a estagiária de Desenvolvimento Organizacional da Braskem, Letícia Ramos.
Podem participar estudantes de Ensino Técnico e Superior com interesse em atuar nos estados onde a empresa tem operação industrial, que são Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O programa tem duração de um a dois anos e nele os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma das maiores empresas petroquímicas com atuação no Brasil e presente em mais de 40 países. Além, é claro, da possibilidade de continuar na empresa após a conclusão do curso.
Para alcançar esse objetivo e tornar o processo seletivo mais inclusivo, algumas mudanças na metodologia da seleção foram adotadas para garantir maior diversidade. “Decidimos eliminar testes de raciocínio e lógica temporizados e trabalhamos em um game para que as pessoas participantes possam passar pelo processo de forma leve e divertida. Cuidamos para que as opções de avatares representassem todos os públicos, com diversos estilos de roupas, cabelos e acessórios representativos, como o turbante. Há a opção de escolher uma cadeira de rodas para o avatar, a cor de sua pele e há um crachá da Braskem onde a pessoa inclui o seu pronome de gênero”, detalha.
Outra mudança é a exigência do idioma inglês que não existe mais desde o processo seletivo do ano passado. Além disso, agora os estagiários negros que não tenham conhecimento do idioma, são elegíveis uma bolsa de estudos para ter este acréscimo na formação.
A presença de pessoas de diversas origens, cores e identidades não é levada em conta apenas para o ingresso dos estagiários na empresa, mas também durante toda a vida profissional de quem trabalha na Braskem.
“Temos as Redes de Afinidade LGBTQIAP+, de Raça e de Mulheres, onde são planejadas ações e encontros que visam tratar temáticas relevantes de cada grupo, gerando identificação e acolhimento. Há também ações realizadas especialmente para estagiários negros e negras como o Fórum Nacional de Diversidade, um momento para tratar do tema e entender o seu impacto e sua importância, e o Café Preto, um encontro informal entre estagiários negros da Braskem que ocorre periodicamente, buscando promover acolhimento e identificação”, finaliza Letícia.
Por conta da pandemia, o processo vai acontecer todo de forma on-line
SERVIÇO:
Programa de Estágio Braskem 2022
Inscrições até 27 de agosto, aqui
Vagas para os estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.