Inscrições no processo seletivo vão até 03/08
A General Motors (GM), gigante do mercado automobilístico, está com inscrições abertas para o programa de trainees 2021 Track GM. A seleção deste ano busca exclusivamente talentos negros para compor a força de trabalho da empresa. Inscreva-se aqui.
Os selecionados vão passar pelo programa de três anos na empresa, período no qual serão oferecidos curso de inglês, treinamento em gestão e desenvolvimento para carreira, além de mentoria e a presença de um colaborador para acompanhamento nas primeiras semanas na empresa.
As áreas que estão com vagas abertas para o programa de trainee são: Cadeia de Suprimentos, Finanças, Manufatura e Vendas, Pós-Vendas e Marketing.
Podem se candidatar pessoas que tenham concluído a graduação entre julho de 2018 e julho de 2021. São aceitas graduações em todas as áreas, mas cursos como Administração, Economia, Estatística, Matemática e Engenharias terão preferência para alguns setores.
O MUNDO NEGRO conversou com Cláudio Bispo, Presidente do Grupo de Inclusão Étnico-racial da GM na América Latina (GMAAN), sobre esse processo seletivo e para conhecer mais a filosofia de inclusão do grupo, que pretende ser “a empresa mais inclusiva do mundo”. Confira!
Como ocorreu a percepção dentro da GM de que era necessária uma abertura para falar sobre Diversidade, Equidade e Inclusão?
Durante 2020, enquanto os protestos por justiça social e racial aumentavam em todo o mundo, a GM decidiu liderar pelo exemplo enfrentando o modelo existente de discriminação na sociedade e tomando ações decisivas. A principal delas foi o estabelecimento da meta de se tornar a empresa mais inclusiva do mundo.
A partir desta diretriz, as ações para promover a diversidade, equidade e inclusão que já ocorriam mesmo antes de 2020 foram intensificadas e novas iniciativas foram criadas com o intuito de acelerar este processo dentro da empresa. Uma destas iniciativas foi a criação do grupo de afinidade étnico-racial, GMAAN (que já existia na nossa matriz nos EUA) aqui na América do Sul.
Como a GM está preparando o seu processo seletivo para ser mais justo e inclusivo?
Uma das iniciativas mais importantes relativas ao nosso processo seletivo é a edição 2021 do nosso programa de trainees, o Track GM. Neste ano, ele é exclusivo para pessoas negras: é o Programa de Trainee Talentos Negros – Track GM. Cabe salientar que esta não é a primeira vez que buscamos ter um programa de seleção justo e inclusivo: já tivemos um programa voltado exclusivamente para mulheres, já tivemos processos com currículos às cegas (onde não apareciam os dados pessoais), entre outras iniciativas.
Como a GM está se preparando para receber estes talentos em suas fileiras? Há algum preparo interno com as lideranças?
Sim. Os líderes que irão entrevistar os candidatos do programa de trainees talentos negros passarão por um treinamento de letramento racial e, também, teremos representantes do nosso grupo de afinidade étnico-racial – GMAAN, nos painéis de entrevistadores deste processo. Além disso, todo o processo de onboarding dos profissionais selecionados será acompanhado pelo GMAAN.
Qual a importância do GMAAN dentro deste projeto de ser a empresa mais inclusiva?
O GMAAN tem importância vital neste processo pois suporta as atividades de atração de talentos e busca apoiar a todas as pessoas negras que ingressam na companhia e vem gerando conteúdo de desenvolvimento para nossa comunidade interna de empregados tanto sobre letramento racial (aprender mais sobre a questão racial e como isso influencia as trajetórias de carreira) quanto para a aceleração de carreira das pessoas negras dentro da GM, por exemplo, com o projeto de mentoria. Por sermos um grupo relativamente novo, estamos apenas começando nossas atividades, mas já temos grandes aspirações.
Vocês esperam influenciar outras empresas do ramo automobilístico com esta iniciativa?
Este não é um objetivo primário, mas, caso cheguemos a influenciar positivamente outras empresas do ramo, estaríamos muito contentes uma vez que ajudaríamos mais a nossa sociedade. A GM tem essa característica do pioneirismo em diversas frentes e entendemos que estamos também sendo pioneiros na questão da diversidade e inclusão.
Hoje a GM é a primeira empresa do mundo, no ramo, a possuir uma mulher como CEO, como vocês enxergam essa mudança?
Esse é um motivo de muito orgulho para a empresa. A Mary Barra não é só uma mulher CEO, ela é uma excelente CEO, premiada e reconhecida internacionalmente. Ela está, desde 2014, liderando mudanças profundas e necessárias na nossa empresa. A causa da diversidade, equidade e inclusão é muito importante para ela e ela é uma importante porta-voz global para o assunto.
Vocês pretendem abrir programas de diversidade para outros grupos minorizados?
Já tivemos, no passado, outros programas que foram exclusivos para mulheres, por exemplo. Neste momento, temos um programa de estágio aberto exclusivo para mulheres atuarem na manufatura e temos a meta de garantir 50% de participação de mulheres nos processos seletivos da empresa. Esses são só alguns exemplos de programas que estão em andamento com foco na diversidade e inclusão. Esta é uma jornada longa e certamente trará novos frutos no futuro.
SERVIÇO:
Processo Seletivo de Trainees 2021 Track GM
Inscrições até 03/08
Inscreva-se: https://bit.ly/2TC9kQs
*Este conteúdo foi criado em parceria paga com a GM.