Além da vitória de Juliette no Big Brother Brasil 21, um dos assuntos comentados foi a imagem e apresentação da rapper Karol Conká na final do programa. Aqui apresento algumas estratégias na mudança da imagem da rapper que tem relação com neurociência e mensagens inconscientes.
Antes de entrar na casa
Notícias Relacionadas
"Quando um preto vence, todos os seus iguais vencem um pouco": comunidade negra repercute vitória de Davi no BBB 24
BBB 24: Davi vence prova de resistência e se torna primeiro finalista do reality
Karol tinha uma imagem com cores mais fortes, acessórios de metal e couro: tudo isso para transmitir uma imagem de força e poder.
Seu cabelo possuía tranças com pontas: tudo que é pontudo na natureza, inconscientemente, machuca. Lembrem-se que na pré-história, o ser humano ia caçar e tudo que era pontudo, poderia simbolizar uma ameaça e machucar. Logo Karol queria trazer, com esse visual, uma mulher forte, cheia de atitude, uma “mamacita poderosa” e independente.
A música que ela cantava era “já que é pra tombar, tombei”, tendo total relação com sua imagem de rapper e força feminina.
Ao sair da casa:
Note que na natureza tudo que é arredondado e curvo, agradam nossos olhos. As montanhas, as flores: tudo que possui curvas, aproxima e remete ao que é agradável na natureza.
Seu novo cabelo cacheado traduz exatamente isso: inconscientemente, Karol quer trazer um visual de inocência e proximidade e os cachos propiciam essa abertura com o público.
Além do mais, cores claras também trazem essa proximidade e doçura. Azul-claro reforça uma mensagem de confiança, honestidade e estabilidade que a Karol precisa transparecer nesse momento de crise. Note que a maquiagem também está mais leve e com tons mais neutros.
Essa mensagem em sua nova imagem tem total relação com sua nova música, denominada “Dilúvio”, que mostra uma mulher que se arrepende dos seus erros, disposta a evoluir.
Nota-se que Karol Conká e sua equipe estão suando a camisa para tentar gerir os riscos de sua carreira, usando estratégias de neurociência para isso. Enquanto isso, vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela.
Por: Mariana Munis, professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes