A Fundação Tide Setubal lança nesta quarta-feira, 17 de março, a terceira edição do Edital Elas Periféricas, que visa fortalecer e aprimorar as capacidades de organizações sem fins lucrativos e coletivos liderados por mulheres negras e periféricas de todo o país e assim contribuir para o desenvolvimento das periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos nos quais elas estão inseridas.
Em parceria com o TikTok, o edital proporcionará investimento financeiro, apoio técnico e mentoria para cerca de 60 organizações e coletivos liderados por mulheres negras, com origem e atuação em territórios ou contextos periféricos, por um período de 12 meses. Para cada selecionada, será repassado o valor de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais), totalizando um aporte de até R$ 1,3 milhão, valor que faz do Edital Elas Periféricas o maior do país em investimento direto em mulheres negras da periferia.
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“É uma honra poder contribuir, através de nossa campanha, na implementação de uma ação de impacto sobre diversidade e inclusão. Sabemos também da importância e do grande poder transformador que é investir no desenvolvimento de organizações lideradas por mulheres negras das periferias de todo o Brasil (…)”, afirma Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.
O valor a ser repassado virá do TikTok e da campanha promovida pelo aplicativo, #SouDona, embalada pela versão repaginada do hit “Dona de Mim”, de IZA, que tem participações das cantoras Marvvila, Urias, Majur, Mariah Nala, Lauana Prado e Negra Li. As artistas doaram o cachê para esta nova edição do Edital Elas Periféricas, cuja gestão ficará a cargo da Fundação Tide Setubal.
As inscrições para o edital podem ser feitas no site e vão até o dia 7 de abril.
As mulheres representantes das organizações beneficiadas pelo edital poderão aprimorar suas ferramentas de estruturação e gestão de projetos, e se capacitar em sustentabilidade financeira e mobilização de recursos, indicadores, monitoramento e avaliação, comunicação estratégica, pitches, tecnologia, desenvolvimento da equipe, marketing digital e uso da plataforma TikTok. A intenção é que, a partir desse fomento financeiro e técnico e das mentorias, essas líderes fortaleçam a atuação que desenvolvem nos territórios periféricos e utilizem o TikTok para contar suas histórias e ampliar o alcance de suas causas.
“Os recursos também podem custear ainda despesas fixas das organizações selecionadas como, por exemplo, internet, água e luz, no período de potencialização das selecionadas, assim como uma ajuda de custo para recursos humanos. Desse modo, esse apoio foge à lógica tradicional de editais em que o investimento se dá apenas nas atividades-fim, sem levar em conta outras necessidades das proponentes como o suporte estruturante fundamental às atividades-meio, promovendo seu desenvolvimento organizacional”, explica Wagner da Silva (Guiné), coordenador Fomento na Fundação Tide Setubal.
Para se inscrever no Edital Elas Periféricas, as organizações e coletivos precisam atender os seguintes requisitos:
– Ter mulheres negras da periferia em seu quadro de lideranças
– Ter origem e atuação em periferias ou contextos periféricos (contextos sociais urbanos que estejam à margem de políticas públicas e oportunidades de produção e circulação de bens materiais e simbólicos)
– Não ter finalidade lucrativa
– Ser uma organização diretamente administrada e executada pelas proponentes.
Ao realizar a inscrição, a candidata deve apresentar um plano para o desenvolvimento de sua organização ou coletivo alinhado aos principais objetivos e desafios de seu contexto.
O processo de seleção durará até o fim de julho e englobará quatro fases seguidas:
1) credenciamento e envio do formulário de inscrição
2) apresentação do plano detalhado de desenvolvimento da organização ou coletivo
3) realização de entrevistas
4) análise do comitê de avaliação, composto por especialistas nas temáticas do edital e por representantes da equipe da Fundação Tide Setubal e do TikTok.
Os critérios de avaliação considerarão: a estruturação e o potencial de gestão; a articulação e o potencial de impacto; a abordagem criativa; e a adequação da proposta. Será realizado ainda um webinário, em 24/3, às 18h, para tirar dúvidas das candidatas.
Para realizar a inscrição Clique aqui
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