Um salário de 15 mil reais e a possibilidade de viver em outro país. Essa é uma das vantagens de ser um diplomata brasileiro. Por motivos que já sabemos, há poucos negros nesta função no Brasil e para mudar esse quadro, em 2002 o Instituto Rio Branco criou um programa para promover o ingresso de negros na carreira.
IRBr e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico acabam de lançar o Edital “Programa de Ação Afirmativa – Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia” de 2015, para concessão de 36 bolsas, destinadas a apoiar o ingresso de negros na carreira de diplomata mediante o custeio parcial de estudos preparatórios ao CACD. As bolsas serão no valor de R$ 25.000,00 e destinam-se a auxiliar os candidatos nos gastos de estudos.
Poderão concorrer brasileiros natos, autodeclarados negros, em dia com as obrigações eleitorais e militares, que tenham concluído curso de graduação de nível ou estejam habilitados a conclui-lo até o final de 2015 e que tenham idade mínima de 18 anos, nos termos do Edital.
As provas da Primeira Fase se realizarão, concomitantemente, em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, na data provável de 13 de setembro de 2015, e as entrevistas da segunda fase se realizarão em Brasília, no período provável de 16 a 18 de novembro de 2015. O resultado final do Concurso deverá ser divulgado na data provável de 11 de dezembro de 2015.
As inscrições para concorrer às bolsas estarão abertas no período de 21 a 31 de julho, na página http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_bolsa.
Informações complementares poderão ser obtidas junto ao CESPE, no site indicado acima ou pelo telefone (61) 3448-0100.
O edital do programa foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser acessado em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp…