O título da escritora, compositora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus foi aprovado pelo Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) por unanimidade, em sua 880ª reunião ordinária, realizada na última segunda (09/11), o título faz parte de um amplo movimento de reparação e de reconhecimento de injustiças do passado.
A homenagem póstuma foi sugerida pela Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. O parecer é assinado pela Comissão Acadêmica do Conselho, composta pelos conselheiros Maria Muanis, Maria de Fátima Galvão, Jeane Alves da Silva, Miriam Krenzinger e Vantuil Pereira.
Notícias Relacionadas
A luta faz a lei: entenda a cronologia do “Feriado de Zumbi”
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Como justificativa, a comissão destaca a relevância da escritora e de suas obras. Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada até os dias atuais uma das mais importantes escritoras do país. Atualmente a escritora e suas obras são temas de 58 teses e dissertações nos últimos seis anos, de acordo com o Portal da Capes.”
“Conforme explicitado no parecer apresentado à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, “trata-se de concessão de título honorífico a uma escritora que, em vida, não pôde ultrapassar as barreiras do racismo estrutural da sociedade e sofreu, como mulher, negra e moradora de favela, os efeitos do preconceito e da discriminação infelizmente ainda presentes na sociedade como um todo”. Trata-se, portanto, da reparação histórica do apagamento não de uma personalidade, mas de um segmento étnico que historicamente foi negado o lugar na cultura nacional.” Diz o parecer da Comissão acadêmica do CFCH
Sobre o título:
O título de Doutor Honoris Causa é o mais importante concedido pela Universidade, aprovado em sessão do Conselho Universitário. Pode ser atribuído a personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade.
Carolina Maria de Jesus entra para o time de grandes personalidades negras com o título, entre elas estão: Nelson Mandela, Abdias Nascimento, Milton santos, Elza Soareas, Oprah Winfrey, Muhammad Ali
Notícias Recentes
Vini Jr. recebe certificado oficializando origem camaronesa após teste de ancestralidade"
Silvio Guindane assume direção da nova temporada da série 'Sankofa - A África que Habita o Brasil'